Uma ideia não vale nada sem uma boa execução

Camila

Farani

jun. 13, 2023

Essa é uma lição para a vida de todo empreendedor. Como implementar o que está na sua cabeça? Entenda. 

Muitas vezes, as pessoas ficam presas em suas próprias ideias, pensando que elas são suficientes para alcançar o sucesso. A verdade é que uma ideia por si só não é suficiente. É preciso colocá-la em prática, trabalhar duro e superar os obstáculos que surgem ao longo do caminho.


É justamente a execução que separa os empreendedores bem-sucedidos dos que falharam. 


Aqueles que conseguem transformar suas ideias em realidade são os que chegam longe no mundo do empreendedorismo. Eles são capazes de identificar as oportunidades, criar um plano de ação e trabalhar.


No ecossistema das Big Techs gosto de citar três exemplos de execução que são famosos, mas que deixaram de ser apenas uma ideia para se tornarem uma das maiores empresas do mundo, cada qual em seu setor de atuação:


  • Case Airbnb - Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia eram estudantes de design e começaram o aplicativo a fim de conseguir dinheiro para pagar seu próprio aluguel. Eles tinham poucos recursos para empreender, mas foram inovadores ao conectar viajantes com anfitriões de forma online. Os empreendedores também fizeram diversas ações criativas para conseguir dinheiro para investir no negócio. Por exemplo, decidiram vender caixas de uma edição especial de cereais. A ideia gerou U$30.000 de faturamento. Hoje, o Airbnb é um dos maiores Marketplaces de Serviço.


  • Case Mercado Livre - Marcos Galperin e Hernán Kazah tinham uma ideia bastante ambiciosa: fundar o “eBay da América Latina”. No início, os dois se reuniam em um escritório improvisado em uma garagem para desenvolver o marketplace. Os empreendedores também contam que são muito focados em seus objetivos, valorizam a execução e buscam a qualidade máxima do seu produto.

  • Case Uber - Os fundadores Travis Kalanick e Garrett Camp‎ criaram um marketplace de transporte onde os passageiros pudessem pagar pouco para andar em carros luxuosos. A Uber Marketplace é uma empresa fundada em 2009 nos Estados Unidos. Diferentemente do que pensa muita gente, a Uber não é uma empresa de transporte. Formalmente, ela é uma empresa de tecnologia. Uma mediadora de relações. Há quem diga que Travis Kalanick criou a Uber porque não queria ter que consertar o próprio carro. 


O que essas três empresas têm em comum? 


1- Iniciativa

2- Busca por oportunidades

3- Persistência

4- Riscos calculados

5- Comprometimento

6- Metas estabelecidas

7- Networking

8- Confiança


Não à toa que o SEBRAE aponta essas características como os principais pilares de um bom empreendedor. O que corrobora o que eu sempre pontuo em minhas palestras: treine o seu olhar empreendedor. Uma ideia não vale nada se ela continuar no campo do pensamento. Ela precisa de uma boa execução. 


Que tal desenvolver uma mentalidade empreendedora?


Empreender pode não estar nos seus planos por agora, mas aprender como ter uma mente empreendedora é de extrema valia para qualquer situação na vida.


Isso porque as características exigidas para um bom empreendedor também são importantes para melhorar as rotinas pessoal e profissional de qualquer um, incluindo o intraempreendedor, que trabalha em uma grande empresa e precisa dessas habilidades para o seu desenvolvimento e crescimento profissional.


Pense que o seu diferencial é a sua execução. É por isso que você precisa conhecer hoje o
meu curso Código Farani, que vai ajudar você no caminho dessa construção em prol de uma mentalidade empreendedora.


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