Abrahão: Muito mais do que um sistema de cardápio digital. Uma revolução!

Camila

Farani

jun. 27, 2023

Os marketplaces de cardápios digitais para delivery têm se mostrado muito promissores.

Os marketplaces de cardápios digitais para delivery têm se mostrado muito promissores, especialmente com o aumento do uso de dispositivos móveis e a demanda por soluções de pedidos e entregas online durante e após a pandemia. Atualmente, essas plataformas têm atraído muitos restaurantes e consumidores, facilitando a visualização e escolha de cardápios, além de fornecer opções de pagamento e entrega. 


Se olharmos para um ângulo macro do mercado de food delivery, os números falam por si. Em 2022, somente o delivery de alimentos cresceu 89% e tem previsão de aumentar 7,5% em 2023 no Brasil, segundo pesquisa britânica sobre heavy buyers no mundo. E empresas que têm um sistema de cardápio digital saem na frente quando adotam essa habilidade.


Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) as vendas para entrega já
movimentam cerca de R$ 11 bilhões ao ano no país. Ou seja, o Cardápio Digital é um recurso fundamental para ter um sistema de entrega que seja vantajoso para o restaurante e prático para o cliente. Isso porque, os pedidos por telefone vem perdendo espaço para as compras online feitas por aplicativos, marketplaces ou então por mensagens e redes sociais. 


Por isso tenho orgulho de apontar como exemplo a minha investida, Oi Menu, agora Abrahão, que é administrada pelos CEO Isaac Paes , o CFO Luiz Fernando e o CRO Guilherme Sarmento, que entendem que esse movimento de mercado é importante para avaliar o crescimento e apontar as principais estratégias de uma empresa.


Por exemplo, a migração dos clientes dos marketplaces de cardápios digitais para o canal de venda direta é uma estratégia importante para o futuro dos restaurantes de sucesso, como forma de reduzir as taxas cobradas pelas plataformas e estreitar a conexão com seus clientes. 


Nesse sentido, o uso de um módulo de delivery próprio, como o Deliway by Abrahão, pode ajudar os restaurantes a se destacarem no mercado, oferecendo uma experiência mais personalizada e satisfatória aos clientes.


Veja abaixo o gráfico da Statista que mostra o crescimento do delivery no Brasil no período entre 2017 com previsão para até 2024:

Além disso, as plataformas de cardápios digitais têm o potencial de fornecer uma série de benefícios aos restaurantes, incluindo a captação de novos clientes, a coleta de dados sobre as preferências e hábitos dos clientes e a possibilidade de personalizar o marketing e as ofertas.

Mesmo assim, é importante lembrar que a concorrência nos marketplaces é forte e que os restaurantes precisam estar preparados para inovar constantemente e fornecer uma experiência de usuário superior, tanto nos marketplaces quanto em seus canais de venda direta, aponta Luiz Fernando.


“A Camila Farani tem uma visão de negócio apurada, com essa visão ela nos direciona para o futuro da Abrahão, cada vez mais focada em usar dados e sistema para ajudar o restaurante a atrair cada vez mais clientes, aumentar o ticket médio de consumo e melhorar a experiência”, enaltece
o CFO da Abrahão.


Isso envolve investimentos em tecnologias e estratégias de marketing digital, além de um atendimento de qualidade e um cardápio atrativo e diversificado.


Propósito da Abrahão e novos rumos


A Abrahão surgiu com o propósito de modernizar o sistema de pedidos em restaurantes, e atualmente conta com um portfólio de produtos que incluem cardápio digital por tablet, QR Code e a plataforma de delivery Deliway, que já atende a mais de 1000 estabelecimentos. 


Por trás da empresa está uma equipe experiente que possui experiência como donos de restaurantes e entendem as necessidades do segmento. A tecnologia é o coração da empresa, e a equipe busca oferecer soluções que utilizem dados para otimizar o cardápio e personalizar a experiência do cliente.

Para 2023, a projeção de crescimento da Abrahão é de mais de 6% ao mês em faturamento e número de clientes, esperando chegar ao dobro do resultado de 2022. A empresa busca se tornar uma solução indispensável para os restaurantes, oferecendo produtos que promovam a modernização, a venda e a praticidade dos processos, e utilizem tecnologia de forma inteligente para melhorar a experiência do cliente e a eficiência operacional dos estabelecimentos.


O objetivo da Abrahão é estar sempre próxima dos seus clientes, ouvindo suas necessidades e oferecendo soluções que realmente melhorem a vida do dono de restaurante. 


Para alcançar esse objetivo, a empresa tem como foco a obtenção de resultados rápidos, adotando uma postura proativa e buscando sempre evoluir e fazer diferente. A busca por impressionar e impactar a todos os envolvidos no ecossistema Abrahão contempla desde o sistema, a gestão e a experiência do consumidor e sempre valoriza o prazer de trabalhar, além de acreditar que isso afeta diretamente na criatividade e na capacidade de construir soluções inovadoras para os clientes.


De OI MENU para Abrahão


Na visão dos diretores da organização, a Oi menu restringia o crescimento, de forma a limitar a produtos relacionados a menu. Por exemplo: atualmente, a startup tem uma solução de Gerenciamento de Filas e Reservas. A Abrahão veio para ser um consultor de negócios, um nome forte, seguindo a tendência de humanizar a marca.


Após analisar bastante o mercado global pós pandemia e perceber que o delivery no Brasil saltou de 80% em 2020 para 89% em 2022, segundo pesquisa feita pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), algumas mudanças estratégicas foram sinalizadas e trazer a Abrahão foi uma delas. 


Com as constantes mudanças das novas tecnologias, o perfil do novo consumidor de restaurantes tem evoluído para um perfil que busca interação e conveniência, bem como autenticidade e propósito da marca. E esses consumidores desejam experiências personalizadas, seja por meio de interações online ou presenciais, e procuram restaurantes com uma história, algo diferente e um propósito claro.

Nesse sentido, os restaurantes precisam se adaptar e fornecer uma experiência omnichannel, com diferentes canais de comunicação e vendas para atender às necessidades e preferências dos consumidores. Isso pode incluir pedidos e entregas online, retirada no local, cupons de desconto e outras opções para interação e conveniência do cliente.

No entanto, é importante que esses canais estejam integrados e ofereçam uma experiência de usuário consistente e satisfatória em todos os pontos de contato. Os restaurantes que conseguem se destacar nesse aspecto, oferecendo autenticidade, propósito e interação personalizada com seus consumidores, têm mais chances de atrair e fidelizar clientes em um mercado cada vez mais exigente e competitivo.


Vem conhecer a
Abrahão!


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