Sirius: a edtech que transforma o medo de sermos substituídos por máquinas em oportunidades

Camila

Farani

mai. 09, 2023

Muitos especialistas apontam que, no futuro, todo profissional de alta performance irá trabalhar com um 'co-worker' robô no seu dia-a-dia, e precisará entender de ciência de dados.

Lembram que eu sempre falo da importância das empresas conseguirem resolver uma dor importante do mercado? 


É o caso da Sirius, uma das minhas investidas. Quero contar essa história aqui para vocês. A edtech foi fundada pelos empreendedores Arnobio Morelix, Rafaela Herrera e Felipe Matoses. É uma edtech, um instituto superior online criado no Brasil para promover educação tecnológica para profissionais e, assim, contribuir para solucionar o problema da falta de profissionais no mercado. 


Para isso, aposta em Inteligência Artificial (IA) e análise de dados.   


O Morelix, que tem experiência no Vale do Silício e é cientista de dados, comenta que o mercado de educação hoje é definido por duas características principais: "over-educated" e "under-skilled" - muita educação formal para pouca habilidade. 


“Apesar de haver um grande número de pessoas com diplomas universitários, muitas delas não possuem as habilidades práticas e especializadas exigidas pelo mercado de trabalho atual, especialmente nas áreas de inteligência artificial e ciência de dados”, aponta.


Um exemplo disso é o Brasil ser o quarto maior mercado de ensino superior do mundo, com 9,6 milhões de alunos. Porém, tem um dos maiores gaps de talento em tecnologia entre as grandes economias de acordo com a McKinsey: 1:11. Isso significa que para cada 1 graduando em tecnologia, o Brasil tem 11 graduandos em negócios e direito.


Este número é 1 para 5 nos EUA, e 1 para 3 na Índia, por exemplo. 



Veja o gráfico da McKinsey:


Toda revolução industrial exige uma revolução educacional


O impacto da IA e de outras tecnologias na sociedade é indiscutível. Os números falam por si. Tanto que há muitas inquietações, questionamentos e medos no mundo com toda essa revolução tecnológica acontecendo. 


Muitos especialistas apontam que, no futuro, todo profissional de alta performance irá trabalhar com um 'co-worker' robô no seu dia-a-dia, e precisará entender de ciência de dados. Veja alguns insights para o futuro da educação com a ascensão da tecnologia:


  • Haverá menos salas de aulas e professores e mais robôs;
  • A mudança de “machine learning” para “machine teaching";
  • Habilidades exclusivamente humanas, como carisma e perspicácia política, se tornam inestimáveis à medida que criar códigos, escrever e memorizar conhecimento se tornam lugar comum;
  • Se o Chat GPT pode responder perguntas e fazer boas perguntas, trabalhar ao lado desse bot se torna uma habilidade procurada


Por isso, gosto de dizer que a Sirius enxerga uma oportunidade de transformar o medo de ser substituído por máquinas em oportunidade para todos: construindo um futuro em que milhões de trabalhadores não estejam perdendo seus empregos, mas que prosperem em suas carreiras e seus negócios ao lado de toda a evolução tecnológica que está acontecendo.


Isso acontece porque, enquanto ocorre a ascensão das máquinas, nós seres humanos precisamos aprender a nos adaptar ao novo normal, justamente para que não haja a substituição de um pelo outro. É necessário caminhar lado a lado com toda essa evolução tecnológica. E a Sirius aposta nisso: na revolução educacional.


O propósito da Sirius (eu sempre olho muito atentamente para o sonho grandes das startups nas quais invisto)  é oferecer aos profissionais latino-americanos as ferramentas certas para aumentar sua renda com dois grandes pontos de alavancagem: IA e empregos remotos globais. Isso se realiza da seguinte forma:


  1. A distribuição é realizada em escala online - A plataforma oferece resultados reais de emprego: os alunos têm um aumento médio de 59% nos salários;


  1. Existe construção de comunidade como os bootcamps - 9 em cada 10 alunos recomendam a Sirius - A empresa está 50 a 75% mais acessível no mercado, com custo de US$120 por mês. Isso porque há uma combinação de aulas ao vivo com orientação humana e aprendizado com software através de um tutor de IA.


  1. Credenciados como universidades tradicionais com modelo escalável. Mais de 3 mil pessoas se inscreveram nos cursos gratuitos e pagos até o momento.


Um dos cases que mais me faz ter orgulho dessa jornada da Sirius é a prova social de um dos alunos da plataforma, Leo: “Eu nem programo tanto assim. Eu uso a IA para escrever e revisar meu código python e uso ferramentas de ciência de dados para gerenciar minha equipe. E provavelmente serei promovido a diretor, precisamente porque sei como usar dados para administrar o negócio”.


Por aqui, os fundadores da Sirius e eu acreditamos que em 20 anos, a edtech será a maior universidade da América Latina e terá ajudado milhões de pessoas a sobreviverem e crescerem na era da inteligência artificial. 


A jornada de fazer uma boa escolha em empresas que têm alto potencial e que dêem certo, é um caminho bastante desafiador para todo investidor e ao mesmo tempo muito gratificante.


Isso porque quando eu olho para uma empresa que eu apostei e vejo que ela desenvolve projetos inovadores, se torna robusta e cresce cada vez mais no mercado, todo o esforço compensa quando vejo esses resultados e feedbacks como no caso da Sirius: 


“É um orgulho para a gente ter o apoio da Camila Farani como investidora em nossa faculdade. A relação com ela tem sido incrível e extremamente valiosa para a Sirius. Camila traz consigo uma vasta experiência no campo do empreendedorismo e do investimento-anjo, além de um profundo conhecimento do mercado brasileiro e latino-americano”, afirma Morelix.


É por isso que sigo apostando no meu propósito de transformar vidas através do empreendedorismo. E quando vejo as minhas investidas decolar no mercado, esse é o maior resultado que um investidor pode esperar.


Compartilhe este post nas suas redes sociais

Brazil at Silicon Valley 2024: reflexões sobre o impacto da IA
18 abr., 2024
Na sexta edição do Brazil at Silicon Valley, evento em que nós, brasileiros, fazemos questão de marcar território no epicentro mundial da tecnologia, a discussão foi elevada a um novo patamar.
Transforme complexidade em estratégia
12 abr., 2024
Muitos se perdem na névoa da complexidade, incapazes de discernir o caminho a seguir adiante do turbilhão de desafios empresariais que enfrentam diariamente nos negócios. Eu mergulhei profundamente na metodologia da McKinsey, um farol que promete não apenas iluminar esse caminho, mas traçá-lo com soluções estratégicas e eficazes.
mudança
10 abr., 2024
O imperativo da mudança estratégica.
tempo
05 abr., 2024
O segredo não contado para dominar seu tempo e transformar seu negócio.
O amanhecer de uma nova era em inteligência artificial não é apenas uma promessa; é uma realidade ma
01 abr., 2024
O amanhecer de uma nova era em inteligência artificial não é apenas uma promessa; é uma realidade materializada por um marco sem precedentes na interseção da tecnologia e da vida cotidiana.
negocios
29 mar., 2024
O domínio dos números e uma gestão financeira sólida são fundamentais para o sucesso e a sustentabilidade a longo prazo.
Mais Posts
Share by: