Imagem capa - Receitas previsíveis: Como pode funcionar para seu negócio? por Camila Farani

Receitas previsíveis: Como pode funcionar para seu negócio?


Você já sabe como controlar suas vendas? Durante os últimos conteúdos que desenvolvi pensando em você, abordamos técnicas de benchmarking, prospecção de clientes, jornada do consumidor e uma gama de conteúdos especializados para resolver as suas principais dúvidas.


Nesse artigo iremos abordar uma das temáticas mais importantes para quem deseja manter um negócio de sucesso sem resultar em dívidas ou no pior, a falência. Falaremos sobre suas receitas que além de previsíveis, podem ser escaláveis.


Todas as empresas precisam vender para movimentar o caixa, mas para isso e conseguir manter o seu negócio no positivo com as vendas, é importante que você tenha controle das receitas do seu negócio. Para chegar a esse ponto deve o seu produto atenda de fato as dores do seu público e dessa forma, receba um fluxo constante de clientes satisfeitos e que continuam a consumir.


Principais fontes de receita para o seu negócio


Vendas de Recursos: Caso você opte por vendas físicas de produtos, essa é a fonte recomendada;


Taxa de uso: Essa fonte de receita tem como o foco a frequência de uso constante de um determinado serviço, em que quanto maior o uso, maior o valor pago pelo cliente.


Taxa de assinatura: Focada na venda do acesso contínuo a determinado serviço, essa fonte de receita pretende a venda em caso do acesso.


Empréstimos, aluguel ou leasing: A partir desta fonte de receita, o cliente utiliza de algo temporariamente em um determinado período.


Licenciamento: Nessa opção os clientes utilizam de um serviço com determinado valor intelectual por determinada taxa financeira durante um período.


Taxa de corretagem: A fonte de receita proveniente da corretagem acontece através de um percentual do valor de um serviço executado, em intermediação de ambas partes.


Anúncios: Por meio da opção de anunciar determinada marca, essa é uma fonte de receita muito recorrente para produtos ou serviços.


“Mas Camila, como posso aumentar a receita do meu negócio?”


Você precisa focar no seu cliente final. Como já falei por aqui, valorizar a jornada do consumidor é de extrema necessidade. O seu objetivo deve ser fazer com que os clientes fiquem felizes com o seu produto ou serviço e para isso, é importante que você invista em 3 principais áreas:


-  Marketing, com a função de atrair novos clientes;

- Atendimento, com o objetivo de encantar o seu público;

- Vendas, com o propósito de envolver o seu público.



Foque nos clientes e em soluções para os problemas deles:

Pensando nisso, você deve focar constantemente em quais são os seus clientes ideais e a partir disso, invista o tempo inteiro em suas necessidades e busque o melhor para resolve-las. Você precisa focar nas soluções para que utilizem cada vez mais do seu produto ou serviço e dessa maneira, gere receita ao seu negócio.


Crie o seu Maling

Crie uma lista de contatos que simpatizem com o perfil de persona para o seu negócio. Não acrescentem contatos que não dão “match” de fato com o seu produto ou serviço, isso pode ser prejudicial.


Desenvolva um e-mail outbound

Utilize os e-mails e apenas os ligue para um follow-up daqueles que o responderem de modo a preservar os perfis que de fato se interessaram pela sua marca.



Tenha em mente: você vende mais do que um produto, você vende um sonho

Você vende sonhos aos seus clientes, conecte essa linha de pensamento na cabeça do seu público e tenha em mente que as pessoas não compram um produto, mas sim um propósito, boas histórias atraem, mais clientes.



Invista na sua equipe de vendas

É importante você ter uma equipe especializada e focada nas vendas para a geração de receita ao seu negócio. Foque em uma   boa equipe  de prospecção, dedicada ao outbound.

Mas não acaba aqui, separei dicas exclusivas para você conseguir alavancar ainda mais a sua estratégia para ganho de receitas ao seu negócio.


Entenda o Cross-Selling

A depender do seu modelo de negócio, investir na técnica de Cross-selling pode possibilitar que você venda mais do seu produto ou serviço. Essa técnica visa uma oferta de produto complementar ao que foi pedido pelo seu cliente, de modo a aumentar o faturamento da loja.


Estratégia do Up-Selling

A técnica para o aumento de vendas por meio do Up-Selling pode ser interessante para o seu negócio. Focada em vender por um valor superior, ela é baseada no aumento de preço por determinado benefício ao cliente e dessa forma, aumento da receita do seu negócio.


Utilização do Down-Selling

A estratégia do Down-Selling é centralizada em continuar vendendo em caso do cliente estiver desistindo da compra, você oferece um novo produto com um preço mais acessível para tentar continuar o processo. Dentro dessa técnica é importante que você saiba o momento certo de oferecer ao cliente.



Coloque as estratégias realmente em prática, foque no quanto você quer de receita e a partir disso, quantas maneiras de chegar ao seu público da melhor forma você precisa empenhar na prática. É importante que você foque no seu público e em entregar a ele o seu melhor produto ou serviço que realmente os surpreenda e atenda suas respectivas dores.