Imagem capa - Você sabe como ter um Pitch de vendas de sucesso? Vou te ensinar! por Camila Farani
Empreendedorismo

Você sabe como ter um Pitch de vendas de sucesso? Vou te ensinar!


Um pitch é um discurso rápido em que você vende os benefícios do seu produto ou serviço para outra pessoa de maneira que alcance sucesso no discurso e termine com ela comprando a sua ideia ou produto.

O pitch de vendas é a estratégia comercial em que por meio do discurso certeiro e objetivo, você leve em conta os pontos chave e gere impacto imediato, tornando a pessoa ou empresa do outro lado interessado no seu produto, ou serviço. 


É importante lembrar de já ter os leads ou potenciais clientes em mente para lançar o pitch de vendas e conseguir alcança-la com maior sucesso.


Além desses fatores, é importante pensar que atualmente todos possuem o acesso à informação pela internet de maneira rápida e prática. O discurso comercial ou pitch de vendas, precisa ir muito além do valor do seu produto, precisa girar em torno do propósito e do porquê adquirir a sua marca em meio a tantas, qual é a essência e autencidade do que você vende?


Outro ponto a ser destacado é a importância do cliente certeiro. Um cliente que não tenha em si o foco na compra do seu produto pode acabar cancelando futuramente a compra ou levantando comentários negativos, portanto, o importante é vender para quem de fato tem interesse em adquirir o seu produto.


Qual o momento certo para entrar em contato com o lead, ou seja, potencial cliente?


Para entrar em contato com o potencial cliente, é importante que separe esse procedimento em quatro etapas: na descoberta e aprendizado do problema; reconhecer a respeito do problema; considerar uma solução e decisão de compra.


É importante que na primeira etapa, o lead entenda que está enfrentando um problema pois, ele ainda não tem esse conhecimento e irá acontecer por meio dos primeiros contatos com a sua empresa, por exemplo, por meio das redes sociais. 


Em seguida, na segunda etapa após conhecer a sua empresa, o lead provavelmente entrará em contato com a sua empresa e com as da concorrência para levantar valores e entender a maneira e período de serviço de cada empresa.


Na terceira etapa o lead vai considerar qual é a melhor empresa e por fim, decidir onde e quando vai optar pela realização do serviço ou compra do produto. É de extrema necessidade que a sua marca e empresa entenda da jornada de compra do usuário.


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Crie conversas agradáveis 


Um ponto muito positivo é que desde a abertura do contato com o lead haja uma conversa agradável e que transmita três principais pontos: Quem fala? Por que está ligando e por que o lead deve dar atenção?

Dessa forma a conversa se torna interessante e consegue transmitir firmeza e uma empresa que prega seus valores com seriedade para o lead que está do outro lado da linha nessa etapa do pitch.


Conheça com quem está falando e as dores desse lead


Realize perguntas-chave nesse momento do pitch de vendas que sejam capazes de entregar respostas importantes para a sua análise sobre o que o lead precisa. Tente extrair o máximo de informações sem se tornar invasivo ou deixa-lo pressionado.

Esse será o momento do pitch de vendas para entender se o lead cumpre os requisitos necessários que o tornam de fato um cliente para os serviços que oferece. Para isso, perguntas como: “você poderia me contar um pouco sobre o momento atual da empresa?”; “qual é o maior problema que enfrenta hoje?”; “como seria seu processo de decisão caso fechasse o negócio?”. Dessa maneira, você vai conseguir entender ainda mais sobre os interesses do lead e o que ele de fato procura.


Entenda o objetivo do lead, ou potencial cliente


Nessa etapa do pitch de vendas é importante entender quais são os objetivos do lead ou potencial cliente é de extrema necessidade para você ter clareza das informações e, ao mesmo tempo auxilia-lo para ter clareza do que o lead também precisa e busca. Entre as perguntas que podem ser perguntadas, você pode perguntar ao lead o grau de prioridade dessa situação atual para empresa; os resultados afetados com o problema e o que o lead já tem feito ou entende que possa ser feito para melhorar a situação.


Apresente uma solução, não um produto ou serviço


Nessa etapa do seu pitch de vendas é importante mostrar o porquê sua marca e empresa realmente é a ideal conectando as necessidades do lead a benefícios sem que venda em si um produto ou serviço. Você precisa se atentar a geração de valor através de  frases rápidas e certeiras. Por fim, valide entendendo se o lead deseja seguir com a proposta ou não.


Faça uma proposta com relação ao contexto


Caso o lead, potencial cliente tenha se interessado pelos valores e sua empresa em geral, esse é o momento do pitch de vendas para realizar a proposta ideal que seja condizente com a necessidade do lead e o que ele busca.


Utilize das ligações para aprimorar a venda e criar um laço


Por fim nessa última etapa do pitch de vendas é importante que você tenha essa consolidação do contato com o lead para que ele passe a ser de fato um cliente por meio do contato via ligações. Caso seja possível realizar a gravação das vídeos chamadas, esse é um processo essencial para que possa utilizar como base para ouvi-las novamente posteriormente e buscar por pontos de melhorias que podem ser ainda mais aprofundados.