Imagem capa - Você sabe o que é o tom de voz da sua marca? por Camila Farani
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Você sabe o que é o tom de voz da sua marca?


O tom de voz da sua marca e a maneira na qual ela se comunica com o público é fundamental para mostrar a personalidade que sua empresa representa por meio dos canais de comunicação com o seu público. Como suas redes sociais, o seu site e até mesmo os e-mails de venda que você envia ao seu cliente. 


A personalidade da sua marca vai além da visão e missão do negócio. Ela envolve os princípios que sua marca vai seguir e transmitir para os clientes e como você consegue levar autenticidade e exclusividade ao ponto do público lembrar em especial da sua marca, do seu serviço.


O que é tom de voz da marca?


O tom de voz da sua marca é como ela se comunica com seu público, seja por meio do slogan, uso de expressões e características próprias para que ela seja única. Por isso é o tom de voz é tão importante, para deixar a narrativa com o cliente ainda mais envolvente.  Inclusive, a respeito desse assunto tenho um artigo excelente sobre como se comunicar com o seu cliente de maneira virtual. Quer saber mais? Clique aqui.


Portanto, você precisa se perguntar se o que quer passar por meio do seu negócio é algo mais dinâmico ou agitado, calmo ou paciente, quais são os valores que sua empresa deseja transcender? Essas são questões de extrema importância ao pensar no seu produto.


Como o tom de voz acontece na prática?


O tom de voz da sua marca é similar à da personalidade de uma pessoa, ele que irá definir a maneira de se comunicar com o público e transparecer determinados posicionamentos em relações aos fatos externos do ambiente, e como sua marca lida internamente com o que acontece. Seja um posicionamento, uma novidade ou determinado modismo do mercado, e como vocês irão demonstrar uma reação ao que ocorre.


Se atente ao tom de voz da sua marca e como ela se posicione


Sua marca precisa manter o tom de voz e dar total atenção a ele para alcançar um posicionamento unificado entre o lado interno e externo, dessa forma se preocupando que os conteúdos de todas as mídias sejam provenientes de uma fonte para evitar a falta de consistência.


Como posso construir o tom de voz da minha marca?


Para construir o tom de voz da sua marca é necessário que você personifique o seu negócio e como isso é transparecido ao produto, encaminhado ao público. Você pode por exemplo, criar um questionário sobre a maneira que sua marca age, com perguntas como: se ela é mais tímida ou extrovertida; como cumprimenta e se despede dos clientes; os termos mais usados e se posiciona no singular ou plural. 


Dessa forma, será poupado tempo para produção do conteúdo e em cada novo artigo, arte ou story publicado o cliente terá uma maior sensação de credibilidade no assunto vindo da sua marca.


 Evolua a sua marca e a personalidade que ela demonstra

Outro ponto que vale ser discutido é como a personalidade da sua marca veem amadurecendo ao longo do tempo, é importante que você pense que em cada fase na qual o seu negócio passa, haverá uma maneira de comunicação diferente que provoca também diferentes reações ao público desde uma postagem no perfil até um e-mail enviado promovendo uma campanha. 


Pensando nisso, é importante levar em consideração dois aspectos: a voz da sua marca, que é a declaração da missão de vocês e o por quê existem no mercado. Para isso você pode encontrar adjetivos que a descrevem como: inconformada, engraçada, empática.


Já por outro lado, a o tom da sua marca que será a aplicação da missão e como acontece na prática estando por trás das conversas com clientes e formas de interagir pelos canais de comunicação, por exemplo: útil, informativo, reflexivo.


Tom de voz com Marketing Digital


Lembre-se de implementar o tom de voz da sua marca em conjunto ao Marketing Digital, dessa forma os conteúdos desenvolvidos podem aumentar a autoridade da sua marca, estar alinhado e em conjunto com o que o público quer e o que deseja da sua empresa ou startup. 


Para você alinhar o tom de voz da marca com o Marketing Digital são diversos os pontos que você pode se atentar, por exemplo, as redes de comunicação nas quais sua marca está inserida e os conteúdos produzido, qual o segmento deles e se de fato estão trazendo resultados para a marca. Além de você construir uma persona específica da sua marca, entender quais são os propósitos a serem alcançados, o tom de voz, a linguagem e qual é o propósito final que planeja entregar ao público, se quer entretê-los, vender conteúdo ou ajuda-los, por exemplo.