Imagem capa - 39 livros: um para cada ano de vida por Camila Farani
InvestimentoEmpreendedorismo

39 livros: um para cada ano de vida


A leitura não apenas abre portas, ela nos origina ideias que são capazes de decolar por meio dessa troca de conhecimento e aprendizagem de novas visões de mundo.


Por isso, como a leitura sempre foi muito importante para mim tanto como empreendedora como investidora, incentivo meus times a lerem com frequência. Como exemplo disso, temos um programa chamado INNspira dentro da Innovaty que indica leituras semanais para os colaboradores da empresa.


Agora você deve estar se perguntando: “Camila Farani consegue ter um tempo para a leitura?”


O segredo de tudo isso não é um mistério e qualquer pessoa pode fazê-lo. Para todos os ambientes que eu vou, carrego um jornal, artigo ou livro impresso comigo e dessa maneira eu leio em pausas, quando estou no carro, avião ou em qualquer local. Ler não será um hábito desprazeroso ou obrigatório na sua vida se você encarar a leitura como um hábito cotidiano, similar a escovar seus dentes antes de ir dormir. 


Para comemorar o dia nacional do livro separei esse checklist para você com 39 indicações, cada um para um ano de idade. Como presente para você leitor e que me acompanha, a maioria deles são relacionados ao ecossistema de empreendedorismo e investimento para te incentivar a ler cada vez mais. Já para você que está iniciando o hábito da leitura, clique aqui e veja outros livros que recomendo para você que está se envolvendo ao mundo dos negócios.


  1. 1. 21 lições para o século XXI, por Yuval Harari

Um livro que vale a leitura desenvolvido por Yuval e traz assuntos de imediaticidade e atualidade em meio ao século XXI, em um mundo repleto por informações irrelevantes em que a clareza é poder entre um fluxo de informações e conteúdos no Mundo Global. Adoro os livros do Harari e tem mais de uma indicação dele, mas este é muito interessante pela contemporaneidade que ele aborda e todas transformações e soluções do mundo que criamos.


  1. 2. Sapiens, Uma Breve História da Humanidade, por Yuval Harari

Estamos acostumados a estudos segmentados, muito específicos, e fazer correlações se torna mais difícil, porque somos educados desde nossa infância a estudar desse modo, mas o autor e professor de história Yuval Harari, aborda de uma maneira clara e envolvente momentos da história. O livro traz a história da humanidade desde o surgimento da espécie e a trajetória ao passar dos anos, da pré-história até o presente com a interpretação para fatos desafiando crenças e ações.  Esse livro alcançou a margem de 12 milhões de exemplares vendidos em 45 países, se a minha indicação não basta, talvez esse dado diga muito mais sobre ele.


  • 3. Fora da Curva, os segredos dos grandes investidores do Brasil - e o que você pode aprender com eles, Giuliana Napolitano e Pierre Moreau

Aptidão ao risco: é sobre isso que se trata a coletânea de depoimentos de grandes investidores brasileiros deste livro. Além de ensinamentos essenciais a quem se interessa por investimento de qualquer natureza, também traz lições e soma para um background técnico e comportamental que investidores precisam adquirir.


  1. 4. High Output Management, Andrew Grove

Essa é uma obra que quando li me interessei muito para falar sobre gerência, há um tempo venho indicando nas minhas lives. O livro traz as principais responsabilidades da liderança e quais são os pontos necessários para os funcionários e suas respectivas funções, mostra como é possível juntar as informações e adotar soluções corretas para engajar a equipe ao ponto de executarem as tarefas de maneira mais prática. Um livro que recomendo para aqueles que querem uma leitura que mostra de forma real e prática o mundo dos negócios e a importância do gerenciamento.


  1. 5. Avalie O Que Importa, John Doerr

John Doerr já era um investidor que eu admirada, quando uma colaboradora me falou da existência deste livro fiquei bem empolgada. Trata-se como foi a jornada para o Google sobreviver no mercado lidando com escolhas difíceis, mas necessárias por meio de um método operacional de objetivos e resultados-chave, e a criação do OKR, de maneira a simplificar a definição e rastreamento dos objetivos e resultados-chave da empresa para que a mesma consiga uma direção clara e objetiva.


  1. 6. O Lado Difícil das Situações Difíceis, Ben Horowitz

Outra leitura que recomendo, O Lado Difícil das Situações Difíceis, fala de quando o autor , Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados do Vale do Silício fundou, investiu, comprou empresas de tecnologia e nesse livro ele traz conhecimentos e normas de sabedorias práticas para ajudar você empreendedor a lidar e resolver problemas difíceis. 


  1. 7. Comece Por Você, Reid Hoffman e Ben Casnocha

É um dos livros que eu mais indico para as pessoas que estão ao meu redor, porque ele nos mostra como todos nós somos empreendedores, porque nós sempre solucionamos problemas por meio da criatividade (e não entendam criatividade como um dom, mas como uma habilidade). Com inúmeras transformações sociais, nós fomos sendo colocados e nos colocando em uma posição de mão de obra, deixando de lado nossa capacidade de empreender, de criar. E esse livro é fundamental para entender o que eu estou falando. Por isso indico a todos e não poderia estar fora desta lista.


  1. 8. Empatia Assertiva, Kim Scott

Mais uma leitura que indiquei demais nesses últimos tempos. Essa leitura retrata em principal sobre como entender os diferentes relacionamentos de liderança. Kim Scott é uma ex executivo do Google e Apple, em seu livro ela aborda uma metodologia que usou ao longo de sua carreira para treinar times de alta performance nas empresas que trabalhou. Dentre ensinamentos adquiridos com a leitura, destaco a sinceridade radical, que ela explica ao longo dos capítulos. 


  1. 9. A Startup Enxuta, Eric Ries

O livro Startup Enxuta traz princípios aplicados ao contexto de empreendedorismo do século XXI para trazer produtos novos sem desperdício de maneira enxuta e que tenham como foco o que a resolução precisa dos problemas do cliente por meio de histórias da vida real e lições das empresas mais dinâmicas no contexto atual, uma leitura na qual recomendo muito e posso afirmar que traz diversos aprendizados para donos de startup e empreendedores. Quer saber ainda mais sobre as startups? Separei algumas matérias que abordam o assunto. Entenda sobre as etapas do investimento em Startups e do porquê muitas delas acabam vindo a fecharem de maneira precoce.


  1. 10. O Jeito Harvard de Ser Feliz, Shawn Anchor

O Jeito Harvard de Ser Feliz traz diversos aprendizados em meio a busca do sucesso para mostrar em um padrão contrário ao da psicologia, em que ao invés de focar no porquê as pessoas são infelizes, foca em entender do porquê as pessoas são felizes, além disso a leitura ainda traz uma linha entre o sucesso e felicidade e é cercada por diversos ensinamentos.


  1. 11. Building a Story Brand, Donald Miller

Por que comprar um produto e como criar as melhores mensagens voltadas ao cliente? Pensando nisso, o livro Building a Story Brand é uma leitura que recomendo a respeito de estratégias para criação e comunicação do seu negócio. Cada marca possui uma história que é capaz de empoderar as demais pessoas e usar isso ao favor do seu negócio é uma técnica muito interessante além de trazer uma visão entre produto e cliente.


  1. 12. Não Leia Este Livro, Gestão do Tempo para pessoas Criativas, Donald Roos

Em geral pessoas criativas possuem diversas e diferentes ideias que são incríveis a serem colocadas em prática, mas nunca se desenvolvem. Por que? Na maioria dos casos a resposta envolve tempo. Esse livro é dedicado para vida, trabalho e projetos e retrata o quanto mais você diz “não” para certos convites e afazeres, você consegue focar em outras metas.


  1. 13. Comece pelo Porquê, Simon Sinek

O livro traz a teoria do círculo dourado em que foca em 3 principais itens, no “Por quê? Como? O quê?”. Dessa maneira trazendo uma estratégia com diversos cases de sucesso de como se comunicar com o cliente e vendê-lo uma sensação, dessa maneira como consequência os clientes compram os produtos a partir dos propósitos da sua marca.


  1. 14. Essencialismo 

Essa é a leitura ideal para entender de fato o que é importante e essencial em nossa vida para atingir nossas metas e propósitos por meio das escolhas do que realmente é necessário, além de mostrar a importância de dizer “não” e buscar por dar valor o que seja de fato mais importante em nossa vida. Esse é um dos meus livros favoritos, sempre indico, porque ele mudou minha mentalidade e acredito que pode fazer isso por você também.


  1. 15. Pai Rico Pai Pobre, Robert Kiyosaki

Esse livro traz a história do autor e sua convivência com os dois pais, em que um aplicava a inteligência financeira ao seu favor com conhecimentos financeiros e investindo o próprio dinheiro e o outro não. Eu fiz essa leitura no início da minha carreira, bem jovem… e devo muita coisa ao autor. Realmente, se tem um livro que foi divisor de águas na minha vida, esse é responsável.


  1. 16. Hooked - Engajado, Nir Eyal

Seu produto ou serviço pode se tornar um hábito do seu cliente. E nesse livro você entenderá isso. O especialista em psicologia, Nir Eyal, explica no livro um método que tem intenção de fazer com que os empreendedores entendam como seus negócios podem ser hábitos dos seus cliente. Uma leitura técnica e estratégia fundamental para quem está com dificuldades em construir uma base fixa de clientes.


  1. 17. Faça Acontecer, Nell Scovell e Sheryl Sandberg

Esse livro foi e continua sendo fundamental em momentos onde eu me questiono sobre ser ou não capaz de fazer algo, a autora tangencia esses pensamentos impostores ao devir mulher, mas independente do seu gênero, leia este livro. Não só para, você mulher, se entender capaz de realizar uma tarefa e não fazer parte de uma estatística que não privilegia mulheres no mercado de trabalho; mas também homens, para introduzirem esse assunto na empresa em que trabalham e tornarem essas discussões mais visíveis. Se sentir incapaz não é normal e você precisa saber disso.



  1. 18. Os Axiomas de Zurique, Max Gunther

O livro traz diversas dicas para o leitor a respeito de finanças e como trazer uma diversificação para os investimentos. Também o li no início da minha vida como investidora e continua sendo um clássico. O livro é composto por regras e dicas usadas por um grupo de banqueiros suíços que iniciaram no mundo dos investimentos após a Segunda Guerra Mundial. Ensinamentos atemporais.


  1. 19. Ferramentas dos Titãs, Tim Ferriss

O autor analisou e uniu todos ensinamentos, hacks e hábitos que estruturam 200 pessoas consideradas de sucesso que foram entrevistadas em seu podcast. Ferramentas dos Titãs reúne estudos de casos e nada melhor do que aprender com cases de sucesso. Super indico a leitura!


  1. 20. Tração, Domine os 19 canais que uma startup usa para atingir aumento exponencial em sua base de clientes, Gabriel Weinberg

O livro Tração é uma obra que recomendo muito para a leitura que reúne diversas ferramentas essenciais para definir canais de vendas, são no total o livro traz 19 canais para serem dominados pela sua startup para que alcance um aumento exponencial dos clientes. Fiz até um ebook com o resumo que vocês podem encontrar no meu clube no Telegram, clique aqui para ter acesso.


  1. 21. Blitzscalling, Reid Hoffman

   O livro desenvolvido pelo fundador do LinkedIn traz um conteúdo focado em principalmente como fazer uma empresa crescer em uma escalada relâmpago baseado em uma tática militar adotada pela Alemanha durante a Segunda Grande Guerra. É bem recente e vale muito a leitura, tanto para intraempreendedores quanto empreendedores.


  1. 22. Do sonho a realização em 4 passos, Steve Blank

A obra de Steve Blank traz um passo a passo para que os empreendedores consigam chegar profundamente ao desenvolvimento do cliente em paralelo ao produto para que haja a validação das hipóteses do problema e da solução. Já indiquei uma vez no meu instagram e não poderia estar fora desta lista. O livro também traz ensinamentos de casos de fracasso que nos ajuda muito a entender o que não funciona em um negócio e o principal, o motivo de não funcionar.


  1. 23. Startup: o manual do empreendedor, Steve Blank

O manual do empreendedor de Steve Blank é uma obra que foi escrita por Steve Blank e Bob Dorf e tem direcionamento para empreendedores que ainda estão na fase inicial da elaboração de uma startup. Vale a pena para quem está se sentindo perdido, pois o livro tem como fundamento explicar desde o básico.


  1. 24. A Estratégia do Oceano Azul 

O livro é inspirador para quem é ou irá se tornar empreendedor reunindo diversas estratégias organizacionais voltadas em parar de querer superar a concorrência e dar mercado para novos ambientes menos disputados. Também já deixei um resumo no meu clube no Telegram, deste livro, clique aqui para ver.


  1. 25. Rápido e Devagar 

O vencedor do Nobel de Economia Daniel Kahneman nos mostra as formas que controlam a nossa mente em Rápido e devagar, as duas formas de pensar: o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado. Esse livro é ideal para mostrar a capacidade do pensamento rápido e sua influência nas decisões que tomamos.


  1. 26. As 48 Leis do poder, Robert Greene

A leitura traz 48 estratégias para o leitor conseguir chegar as rodas de poder, em que o leitor aprende a manipular pessoas e situações para atingir seus objetivos e o sucesso. Considero essencial para todas as pessoas, porque se trata de negociação e isso é algo que está inerente em qualquer rotina.


  1. 27. 10% Mais Feliz: Como aprendi a silenciar a mente, reduzi o estresse e encontrei o caminho para a felicidade, uma história real, Dan Harris

Dan Harris era jornalista da emissora televisão americana, ABC, que sofreu um ataque de pânico ao vivo diante de 5 milhões de pessoas. Depois desse colapso, seu comportamento começou a ser ainda mais automático, negativo e tudo se tratava de regressão. No livro ele conta como superou essa fase de estresse extremo de sua vida profissional e pessoal através de práticas budistas, como a meditação. Dentre as biografias que já li, essa certamente é a que mais indico.


  1. 28. O Ponto da Virada, Malcolm Gladwell

Como fazemos uma ideia se espalhar tão rapidamente? Este livro trata-se de como ideias se espalham, ou o que chamamos de epidemia social. Se você é um empreendedor que está buscando crescimento e impacto de marca, sugiro esta leitura. Além de entender o ponto multiplicador, também entende-se o fator de fixação da mesma.


  1. 29. Receita Previsível, Aaron Ross

O livro é considerado a bíblia de vendas no Vale do Silício e propõe que o processo de venda precisa ser focado em diferentes métodos para as vendas com equipes precisas para que cada equipe seja responsável por uma parte do processo. Fiz um post recentemente sobre ele, veja aqui.


  1. 30. Blink, a decisão em um piscar de olhos, Malcolm Gladwell

O livro mostra como é possível realizar decisões de maneira rápida e leva o mantra de:” pensar demais, atrapalha”. A ferramenta Blink consegue se envolver em todos os campos da existência desde o lazer até o trabalho. 


  1. 31. O Antifrágil, Coisas que se beneficiam do caos, Nassim Nicholas Taleb

Estamos acostumados a ouvir que resiliência é uma característica extremamente positiva de empreendedores e intraempreendedores. No entanto, Taleb supera esse discurso com a classificação de antifrágil. Ou seja, pessoas que se beneficiam das dores e do caos, aquelas que tornam tudo um aprendizado, não repetindo mas agindo estrategicamente a seu favor.


  1. 32. Organizações exponenciais, Bob Fifer 

Uma Organização Exponencial é aquela cuja impacto ou resultado de forma grande e rápida. Esse livro consegue trazer diversos insights sobre como escalar um negócio de maneira rápida e precisa. Se você está em fase de aceleração, super indico a leitura.


  1. 33. Dobre seus lucros, Roberto Raposo

Uma leitura repleta de conteúdos de extrema importância sendo dividido em 3 partes: criar a cultura, reduzir os custos e aumentar as vendas de um negócio de forma a reduzir desperdícios, lidar com fornecedores e motivar os vendedores da sua empresa.


  1. 34. Spin Selling, Rackham, Neil

O livro traz argumentos referentes à venda em grande escala e como é necessário o uso de diferentes estratégias de vendas em comparação com as vendas de pequena escala de maneira a identificar as reais necessidades do cliente e aderir posicionamentos eficazes.


  1. 35. Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie

Uma leitura riquíssima em abordagens para se relacionar bem com as demais pessoas, o livro é dividido entre princípios simples para que você se torne ainda mais admirável e consiga com que as pessoas sigam as suas crenças. Acho fundamental para pensar em uma comunicação estratégica, principalmente neste momento onde o Instagram se tornou uma ferramenta de vendas e influência, este certamente é livro que você deveria ler.


  1. 36. A máquina definitiva de vendas, Chet Holmes

Esse livro trata-se a respeito sobre como trabalhar com inteligência e aperfeiçoar diferentes estratégias para as pessoas que estejam em atuação em áreas como de direção, marketing, vendas entre outras sendo uma excelente leitura.


  1. 37. Como o Google funciona, Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg

 Como o Google funciona é um livro que traz valiosas lições que foram fundamentais para a Google se tornar a empresa global que atua até hoje por meio de sua missão de inovação constante. Como nós não nos cansamos de aprender com os tubarões, esse livro revela mais um estudo de caso de sucesso.


  1. 38. O Código do Talento, Daniel Coyle

Daniel Coyle é um jornalista que percorreu várias escolas ao redor do mundo pesquisando como elas formaram talentos. O primeiro ponto é sobre treinamento profundo, é neste livro que se afirma um dado de que para se tornar um especialista em determinada área é necessário 10 mil horas de treinamento.


  1. 39. A coleção Inteligência Emocional: Felicidade, Harvard Business Review

O livro Inteligência Emocional: Felicidade é uma excelente leitura para a desconstrução de mitos e sentimentos que não sejam essenciais ao trabalho e resultem no bom desempenho profissional. Como 80% do nosso sucesso profissional está relacionado ao nosso coeficiente emocional, nada melhor do que fechar com essa chave de ouro. 



Gostou da indicações? Compartilhe com seus amigos e salve essa lista de leitura!