Imagem capa - Você sabe a importância das métricas de Marketing para o seu negócio? Aprenda comigo! por Camila Farani
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Você sabe a importância das métricas de Marketing para o seu negócio? Aprenda comigo!


As métricas de marketing são indicadores usados para medir os resultados das campanhas e ações voltadas ao marketing e comunicação do seu negócio para entender como está sendo a interação do público, volume de vendas e o quanto suas estratégias estão causando efeito. 


Mas, afinal você sabe quais são as melhores métricas para a sua empresa? 



Ao pensar no conceito de métricas de marketing é importante que você lembre que elas são essenciais, pois são indicadores que mensuram o sucesso de cada campanha e engajamento de maneira precisa e coerente com a realidade sem achismos.



Separei algumas das principais funções das métricas no Marketing Digital para você entender a importância de utiliza-las a favor do seu negócio:


  • - Especificidade dos pontos positivos e negativos das suas campanhas nas redes sociais;
  • - Assistência para a tomada de decisões e melhorar sua noção de onde investir ou não em engajamento;
  • - Auxiliares para aprimorar as estratégias do seu negócio;
  • - Identificação do ROI, Retorno Sobre o Investimento de maneira mais clara e objetiva;
  • - Análise mais prática e certeira da performance do público em cada campanha.



Entenda a diferença entre as métricas sociais e as métricas de negócio:


Primeiro você precisa entender que as métricas de marketing ou sociais são essenciais para mostrar os resultados que procura, mas para isso, é necessário que entenda a responsabilidade de cada métrica e decidir o seu objetivo final para direcionar a campanha ao público que melhor será atendido pelo seu negócio. Mas, é necessário que antes de você traçar um objetivo, você entenda a diferença entre as métricas sociais e voltadas para o seu negócio.



Métricas Sociais



As métricas sociais são relacionadas aos seus objetivos das redes sociais a depender do seu segmento e o público alvo do seu negócio. Pensando nesses aspectos, vale a pena a leitura sobre a experiência do cliente para você se aprofundar ainda mais no assunto!



Alcance



A métrica do alcance é aquela visível nas redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn. Elas são importantes para você averiguar quantas pessoas estão recebendo o seu conteúdo e entender quais são seus próximos passos, o que é necessário mudar ou continuar da estratégia.



Engajamento


 

O engajamento é uma das métricas mais importantes já que de nada adianta que tenha um público grande que siga sua página ou receba seus posts caso não tenha engajamento nas redes sociais. Essa métrica é a responsável por mostras quantas pessoas salvam, comentam, compartilham e clicam nas suas postagens. 



Seguidores



A métrica de seguidores é responsável por mostrar quantos seguidores você ganhou ou perdeu ao longo do tempo, mas é importante lembrar que a quantidade de seguidores não influencia no engajamento das redes sociais do seu negócio e o engajamento é um fator fundamental que representa o interesse de compra pelo seu produto.



Outro fator de importância é que você perceba que as métricas influenciam umas as outras e para que os resultados sejam positivos é necessário que haja um bom alcance em todas.



O que são e como funcionam as métricas de negócios?



Para você possuir planos relacionados ao marketing da sua empresa, você precisa ter um porquê e para isso, é necessário que você tenha um objetivo final alcançável. Mas, no final de tudo a  principal métrica que pode haver no seu negócio é o volume de vendas do seu produto ou serviço. Pensando nisso, para medir o sucesso do seu negócio, separei algumas métricas de grande importância:



  • - Pedidos de orçamento;
  • - Quantidade de vendas;
  • - Ticket médio;
  • - Clientes que voltam a comprar o seu produto, ou seja, a recorrência de compra;
  • - Renovação de contratos.



O sucesso do seu negócio vai além do quanto você divulga seus produtos, mas sim, como você trata seus clientes e se causa uma experiência positiva na vida deles até mesmo por meio das redes sociais, com posts, stories e geração de conteúdo e até em fatores como o preço, retorno sobre investimento para o cliente do seu produto ou serviço. Portanto, você precisa entender do seu público. Afinal você pretende curar dores e trazer soluções que sejam precisas para solucionar os problemas do seu lead, ou seja, do público ideal que procura atingir.



Quais são as métricas mais importantes para eu usar no dia a dia?



Essa dúvida é muito importante e para isso separamos uma lista das métricas mais importantes para você utilizar no seu cotidiano com sua empresa.



Visitantes



O número de visitantes representa a quantidade de pessoas que foram até o seu site independente de quantas vezes o acessaram e essa métrica é muito interessante para caso você tenha um blog do seu produto ou serviço.



Leads e a taxa de conversão



Os clientes chamados de leads são aqueles que visitam seu site e gostam do seu conteúdo ou preço dos produtos ao ponto de passarem a consumir conteúdo da sua empresa, como cadastrar dados em troca de prêmios ou cadastrar seus e-mails para sempre estar atualizados nas informações. Já a taxa de conversão é necessária para informar se um conteúdo apenas gera visualizações ou se também consegue gerar leads, ou seja, pessoas que gostem do seu conteúdo.



Taxa de conversão para oportunidades



Esses são aqueles leads, ou seja, potenciais clientes que já demonstraram interesse além do conteúdo postado pela empresa, mas sim também pelo serviço ou produto que vocês apresentam. É necessário se atentar a esse lead e rever se ele é de oportunidade e está recebendo conteúdos suficientes para se tornar um cliente.



Momento das vendas



A métrica relacionada as vendas do seu negócio é a mais importante de todas já que é o resultado de todo realizado pelo marketing para alavancar as vendas do seu negócio, e caso isso não ocorra é interessante que você se pergunte sobre alguns pontos como: a abordagem dos vendedores com os clientes; se o produto atende as dores dos clientes e se são os clientes certos e por fim como mudar esse cenário, para isso a importância de entender ainda mais sobre o processo da experiência do cliente com seu produto ou serviço.



Não deixe de colocar em prática!



Agora que você entendeu sobre as métricas e a diferença entre métricas sociais e do seu negócio não deixe de colocar em prática e seguir todas as dicas que você estudou nesse post e em muitos outros que estão disponíveis no blog. Não deixe também de me seguir no Instagram  e no LinkedIn