Imagem capa - Entenda o processo da jornada de compra do seu usuário por Camila Farani
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Entenda o processo da jornada de compra do seu usuário

A jornada de compra é o caminho que um potencial cliente do seu produto ou serviço percorre desde a primeira impressão que esse usuário recebe até o momento pós compra e o feedback, ou seja, a opinião que seu cliente desenvolve a respeito do conjunto de fatores que ele presenciou, tanto do serviço como a qualidade do atendimento, resolução do problema, entre outros que serão falados nesse texto e devido a esses fatores a importância de se comunicar de maneira online e valorizar a experiência do seu público com seu serviço ou produto.



Mas, afinal, o que é a jornada de compras?



A jornada de compras é constituída por todo o caminho que seu cliente vai percorrer durante as compras de determinado produto ou serviço, e ela pode ser dividida em 4 etapas:



(i) Aprendizado e descoberta;

(ii) Reconhecimento do problema;

(iii) Consideração da solução;

(iv) Decisão de compra.



Aprendizado e da descoberta


Nessa etapa o seu consumidor ainda não entende que possui um problema e necessidade a ser resolvida na maior parte dos casos, e para isso é necessário que você prenda a atenção dele para que o processo de compra ocorra de todas as formas que forem possíveis, com isso você pode utilizar da estratégia do marketing digital, que consiste em você criar e oferecer conteúdo no seu feed, site e blog para captar ainda mais clientes.


Portanto, o objetivo final é de captar a atenção do seu possível cliente e mostrar para ele que um problema deve ser resolvido pois ele ainda não entende que existe esse problema ou não considera que seja um problema.


Reconhecimento do problema


Na segunda etapa do processo de compra o seu consumidor já entende mais sobre o que está acontecendo e sua necessidade por soluções, nesse momento você já precisa ter mapeado as dores do usuário da melhor maneira possível, para já ter conteúdos que mostrem o porquê da situação que o usuário está passando seja um problema, mas que pode ser resolvido pelo seu serviço.



Consideração da solução



Na etapa da consideração da solução na jornada de compra do usuário é um processo que, em geral possivelmente os clientes já tenham mapeados suas soluções para resolver determinado problema que estão sofrendo e por conta disso, entraram em contato. Outra tática estratégica, é a criação do senso de urgência para que esse usuário não deixe para comprar em outro momento o produto que ele está vendo.



Decisão da compra



Após todas essas etapas até chegar nesse ponto, é aqui que quem era um potencial cliente se transforma de fato em um cliente da marca quando você consegue vender a sua solução e representar que de fato vai curar a dor do cliente.



Caso todo o processo tenha sido realizado da melhor forma, provavelmente esse usuário vai voltar a adquirir ou recomendar seus produtos.



Conteúdos em cada etapa da jornada de compra


Cada etapa na jornada de compras do seu usuário irá necessitar de uma atenção extra e de preferência com um conjunto que intercale. Portanto, mapeei as informações sobre o que deve ser feito em cada etapa para equilibrar a produção de conteúdo e sempre trazer posts que atenda ao público da melhor maneira. Para isso, separei algumas dicas para você:



Aprendizado e descoberta



Nessa etapa você vai atrair o público por meio de conteúdos mais abrangentes mesmo que estejam localizados no seu segmento. Para isso utilizar de e-books, conteúdos no blog da sua marca, webinars fazem parte de uma estratégia interessante para divulgar a sua empresa.



Reconhecimento do problema



Após seu usuário reconhecer o problema e o que está acontecendo, provavelmente ele vai buscar por mais informações e por conteúdos que o auxiliem a se aprofundar no que está acontecendo, é nesse ponto que você vai aderir conteúdos mais aprofundados na jornada de compra do usuário.




Consideração da solução



Fazer uso de estratégias de resolução imediata e senso de urgência nessa etapa do processo é essencial, você deve mostrar as soluções que pode oferecer para o potencial cliente e o que você pode fazer para resolver as dores que ele sente. Nesse momento, aderir interações por live ou ao vivo, podcasts, estudos de casos e vídeos da marca são ótimos impulsionadores para que o potencial cliente adquira o produto.



Decisão de compra



Por fim, na decisão de compra o foco essencial precisa ser na empresa e em como vocês trabalham. Mostrar estudos de casos, infográficos e materiais que representam o que são capazes de realizar é essencial.


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