Imagem capa - Você sabe comunicar sobre o seu produto de forma online? por Camila Farani
GestãoEmpreendedorismo

Você sabe comunicar sobre o seu produto de forma online?

A venda B2B, business to business também pode ocorrer de forma virtual, apesar de haver uma imagem mentalizada de que essa venda acontece a partir do contato presencial com todo um processo de venda em conversar com o cliente, a partir da comunicação como a maneira de olhar, interagir com gestos e expressões corporais.





O estilo de venda B2B também pode ocorrer virtualmente, sendo conhecida como venda interna ou Inside Sale que ocorre de forma não presencial e também pode ser muito eficaz quando bem realizada.



A venda interna ou Inside Sales acontece a partir de conversas com leads ou prospects, ou seja, seu potencial cliente que interagem com seu produto ou serviço e geram engajamento, mas ainda não identificou suas dores ou necessidades, nesse caso ter a venda interna consiste em toda a conversa com esse público via telefone ou aplicativos de comunicação como o Skype, Google hangouts, Zoom de maneira virtual mesmo que o vendedor fique na empresa ou em sua casa, para isso é importante entender como funciona o processo de compras com o cliente.

   

        

O Inside Sales pode ser muito benéfico para as empresas quando os vendedores se encontram motivados ao ponto de conseguirem encontrar soluções para as dores dos leads de maneira que mesmo via remoto, adquiram o produto ou serviço. Afinal, nesse sistema não há a presença de toda uma estruturação para ocorrer de maneira presencial desde o transporte, estadia, tempo de deslocamento, entre os demais gastos.



Outro benefício da venda B2B, não presencial é a facilidade que o sistema virtual fornece de escalar o conhecimento, ou seja, da equipe de vendas conseguir ouvir novamente ligações gravadas por meio dos softwares de comunicação e por meio disso ter novos insights e otimizar o processo de vendas ainda mais com um direcionamento ainda mais específicos para seus leads ou prospects conhecidos também como clientes em potencial.



Então você deve estar se perguntando, afinal, como conseguir ir bem nas vendas não presenciais e atrair cada vez mais clientes?



Na venda não presencial B2B, é necessário que você se atente para alguns tópicos para que suas vendas sejam cada vez maiores e bem-sucedidas.



Domine a sua voz



Para se comunicar virtualmente em uma venda que não seja presencial, é necessário que você se atente à 3 fatores: tom de voz; volume da sua voz e o ritmo que você repassa a informação para o seu potencial cliente, seu lead.



Em muitos casos as chamadas não terão a interação via vídeo e para você passar o sentimento de confiança e segurança para o cliente é preciso que utilize das técnicas relacionadas ao tom de voz sem ser algo monótono e que o cliente não fique com dúvidas.



Uma dica é que você use em conjunto as técnicas de rapport, que consiste em criar uma relação com seu potencial cliente e faze-lo se sentir sincronizado a conversa tanto pelo seu tom de fala, forma de respirar durante a chamada e toda sua linguagem corporal de como interage com seu lead.



Chame a pessoa pelo nome dela durante a chamada ou durante os exemplos, isso vai chamar a atenção e envolve-lo no assunto;



Faça perguntas durante a conversa para checar se a pessoa está ou não entendendo, lembre-se que é essencial na comunicação em vendas internas;



Tenha a escuta ativa e entenda as dores do seu lead, ou seja, potencial cliente.


Sempre personalize suas mensagens



Seu potencial cliente precisa se sentir único e exclusivo, faça uma pré-qualificação do seu lead por meio das redes sociais ao seu alcance, por exemplo, o próprio LinkedIn no qual você consegue recolher dados e entender seu público da melhor forma. Afinal, caso tenha uma análise detalhada feita anteriormente, você estará melhor preparado para suas reuniões virtuais além da maneira que irá interagir com seu público por mensagens.



Não se esqueça que seus prospects, ou seja, potenciais clientes também serão abordados por outras empesas que podem ser suas concorrentes.



Faça a apresentação comercial perfeita!



Na sua venda não presencial B2B, é necessário que você utilize de todos os pontos e recursos ao seu favor. Utilize de um modelo que de fato resolva as dores do seu lead, mostre as qualidades e o porquê seu produto ou serviço é o ideal para o cliente.



Lembre-se de utilizar de uma análise específica com os dados obtidos por meio das pesquisas no LinkedIn, dessa maneira você vai conseguir apresentar uma proposta que atenda as necessidades específicas do cliente.



Olhos atentos para as ferramentas digitais



Utilize das ferramentas corretas e que vão de fato alavancar seu crescimento, quando se trata da comunicação não presencial com seu lead, ou seja cliente ideal é necessário que você use de ferramentas para videoconferência que atendam as suas demandas, como por exemplo, as opções gratuitas do mercado como o Skype, Google Hangouts e o Zoom que vão facilitar a sua vida e a do seu público desejado.



Hora de colocar em prática



Coloque os conhecimentos adquiridos em prática para a comunicação não presencial na venda B2B, lembre-se que você precisa estar disponível em todas as plataformas para o seu público a fim de conseguir atrair mais clientes, não se esqueça de dar prioridades específicas para cada lead, seu potencial cliente e fazer uma breve análise antes para entender suas dores. Afinal, para solucionar o problema que seu público sofre, você precisa curar suas dores e entender todo o processo da experiência do seu cliente com seu produto ou serviço.