Imagem capa - Você sabe o que é benchmarking e a importância dele para o seu negócio? por Camila Farani
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Você sabe o que é benchmarking e a importância dele para o seu negócio?

O benchmarking é um processo que consiste em buscar formas para melhorar o seu negócio entendendo e utilizando de técnicas que outras empresas referência já colocam em prática.


Para isso é importante que você estude a sua concorrência ou empresas do mesmo segmento e analisar sobre o que e como colocam em prática, o impacto gerado e como você pode absorver essas técnicas para o seu negócio, quais são os pontos importantes a serem levados para o seu serviço ou produto?


Entenda, avaliar sua concorrência e observar a maneira na qual agem não é errado, esse processo é essencial para fazer com que você observe e analise os pontos que podem ou não serem melhorados no seu serviço baseado no que já ocorre no mercado.


Afinal, caso você entenda as ações de empresas e pessoas que sejam casos de sucesso e que conseguiram alavancar um negócio ou resolver um problema e você se inspire nelas ou consiga conversar sobre o que deseja ao lado delas, suas perspectivas já serão de um novo ponto de vista.


Mas por que devo fazer benchmarking?



O benchmarking é essencial para que você entender as práticas de sucesso em outras empresas, identificar as tendências de mercado e as dores do público, receber referências e se inspirar; melhorar seu conhecimento que a organização tem do seu valor e motivar as pessoas da equipe. Entretanto, você precisa ter um conhecimento prévio e concretizado do que deseja e sobre como serão implementadas as metodologias e conduzir a empresa.



Como devo fazer?



Muitas pessoas me perguntam diariamente sobre como conversar sobre com outras pessoas, até mesmo de empresas do próprio segmento sobre esse assunto sem parecerem ruins ou levantar a sensação de serem “copiadoras”. Entenda, você não causa nenhum mal para ninguém estar em fase de alavancar os seus negócios e tentar solucionar problemas que se encontram internamente na sua empresa e a dor dos seus usuários de um novo ponto de vista, você está procurando por conhecimento. Lembre-se sempre de caso troque uma conversa sobre com novas pessoas, não apenas receba conhecimento como tente oferecer algo já aprendido para a outra pessoa. Sempre, estabeleça conexões.



Pensando nisso, separei algumas dicas para você que acredito que sejam relevantes e serão importantes no seu processo de benchmarking, atitudes que em muitas vezes apliquei na prática como empresária:



Pesquise a sua área de campo por meio de métricas e dados que podem ser comparados com concorrentes e empresas de diferentes mercados no qual você se interessa.



Para isso, podem ser utilizados artigos, estudos, base de dados relacionados ao problema que sua empresa enfrenta e como a concorrência já o superou caso, tenham passado por uma situação semelhante.



Será importante que você se aprofunde no mercado por meio de pesquisas, levante pontos de inovação e também pontos que sua concorrência foi negligente ou levantou uma péssima opinião do público para que você tenha em mente pontos de sucesso e pontos a serem melhorados ou não colocados em prática.



Compareça à eventos que possam te motivar e te trazer benefícios como: conhecer empresas e criar uma rede de conexões com pessoas do setor ou concorrentes.



Eventos e lugares com grande público são essenciais para te colocar por dentro de todas tendências e você ter a oportunidade de fazer conexões com fornecedores que possuem as últimas soluções para o seu produto ou serviço ser melhorado.



Não deixe de lado as mentorias, elas são necessárias para que você aprenda e consiga desenvolver soluções em pontos que as vezes a troca de ideias com a equipe interna da sua empresa não foi suficiente.



Ter mentorias é uma forma de abrir os seus olhos e trazer novas perspectivas para atitudes que você pode ou já deveria ter tomado, sempre esteja aberto e após ouvir, leve para si os pontos de importância e aqueles que talvez não sejam tão relevantes.



Faça visitas técnicas. Tente eliminar todo medo ou apreensão de realizar uma visita ao seu concorrente ou negócios similares.



Quanto mais você entender o fluxo de outras empresas e estabelecer contatos com pessoas de diferentes lugares, sua mente vai entrar em expansão com maior rapidez para novas ideias.



Entender a sua concorrência e marcas de inspiração para melhorar o seu negócio é um processo necessário, você pode adaptar técnicas e ideias dentro da sua realidade, essa vai ser uma forma de obter novas perspectivas. Afinal, essa é uma maneira de você impulsionar o seu produto ou serviço e resolver possíveis problemas que talvez não tivesse em mente que existiam ou não os via como problemas potenciais a serem resolvidos.



Nunca pare de estudar a sua própria empresa e possíveis pontos de melhorias que ainda são capazes de serem resolvidos, utilizar do autoconhecimento para buscar por conhecimento pode te ajudar muito e abrir portas.



Além disso, caso realize uma reunião com pessoas de outras empresas potenciais a te inspirarem do mesmo ou de outros segmentos, deixe sempre claro seus motivos e suas expertises, estabelecer relações duradouras podem ser muito benéficas ao seu negócio e sempre será uma troca de informações para ser vantajoso aos dois lados.



Já por dentro do seu negócio, sempre esteja aberto e peça conselhos de seus clientes sobre processos que podem ser melhorados, pergunte por pontos positivos e negativos dentro do seu serviço e produto e entenda sempre que o que importa no final é se o que você vende foi ou não capaz de curar as dores do seu público, seu produto ou serviço não pode causar novas dores, exclusivamente solucionar as que já existem, por isso a importância de focar sua atenção na experiência do seu cliente.



Separei uma frase de um dos autores no qual mais tenho admiração:



“O sucesso não bate à sua porta. É preciso estabelecer um plano, construí-lo e vende-lo para o mundo. Mas a chave de tudo é ter conhecimento” Reid Hoffman.



Não deixe o benchmarking em segundo plano por considerar que ele não seja importante. Você não perde mercado por trocar conhecimento com conexões de outras empresas ou ir atrás de entender a estratégia de demais negócios, realizar pesquisas e se aprofundar. Afinal, a chave do seu sucesso no seu produto ou serviço é baseada no quanto você for atrás e buscará por conhecimento.



Aliás, eu tenho um conteúdo sobre benchmarking lá no meu instagram, que tal conferir? Acesse aqui.

Separei também uma matéria exclusiva com 39 livros que serão essenciais na sua busca por conhecimento para se inspirar. Basta acessar aqui.