Imagem capa - Entenda o Marketing B2B e como essa estratégia pode alavancar negócios por Camila Farani
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Entenda o Marketing B2B e como essa estratégia pode alavancar negócios


Primeiro eu devo te perguntar, você sabe qual a diferença entre produtos B2C e B2B?


Entender esses termos é uma tarefa básica para você conseguir aplicar as técnicas corretas para o seu negócio e não cometer erros que podem diminuir a venda dos seus produtos ao usuário, entendendo se ele é uma empresa ou um consumidor final.


Os produtos B2C são aqueles que são business-to-customer, ou seja, o consumidor final é a pessoa física. Nesse caso, chegar ao usuário é mais fácil já que em muitos casos a demanda é alta e por meio de estímulos nas redes sociais provocando o desejo nos consumidores com acréscimo de ofertas, você alcança o seu cliente até mesmo através do Facebook, Instagram e site da empresa, ou seja, canais de venda direto com o usuário. Separei uma matéria exclusiva para comunicação com cliente online, basta clicar aqui.


Enquanto isso, para os produtos B2B tudo caminha de uma maneira diferente. Agregar valor e ganhar confiança da audiência é um grande desafio, para as empresas B2B (business to business) que são marketplaces responsáveis por vender para as outras empresas sem chegar ao consumidor final, mas sim entre negócios.


Afinal, conseguir comercializar os seus produtos ou serviços para outras empresas que também estão no mercado é uma tarefa muito mais competitiva e que demanda de tempo, dedicação e estratégia e nada adianta você tentar aplicar técnicas B2C, elas não vão te ajudar.


A diferenciação é um ponto chave que precisa haver no seu negócio B2B e se destacar não é algo simples e muito menos fácil, e para ganhar preferência você precisa fornecer algo em troca ao público, portanto crie conteúdos. Alcançar a inovação e valor no seu negócio é essencial.

 

Atrair novos clientes com conteúdo de qualidade pode trazer um público de longo prazo e que se encante de fato pela sua marca, entenda que o processo de compra entre empresas é mais racional e não ocorre por gatilhos nas redes sociais, acontece quando a empresa de fato está enxergando valor no seu produto.


Por meio de conteúdos você fornece algo que um dia será útil para a sua persona, seja por meio de um conteúdo relevante ou aquele momento que seu possível cliente busca por uma informação importante, e ao encontrá-la com a sua empresa, a perspectiva dessa pessoa vai mudar em relação a sua e é possível que ela retorne.


Vantagens da criação do Marketing de Conteúdo:


A importância de leads qualificados

Atitudes vindas de um potencial cliente que de fato pode se tornar consumidor e usuário do seu produto é considerado um lead. Pensando nisso, o marketing de conteúdo B2B pode fazer com que a jornada do lead (cada usuário) seja menor para que ele chegue mais rápido a etapa da compra.


Atraia o público certo

 Você precisa entender a jornada de compra de cada possível cliente, ou seja, cada persona para conseguir gerar conteúdos que tragam esse público de forma assertiva e aumente a chance desse usuário interagir e adquirir seu produto ou serviço.

 

Conquiste clientes que admiram seu negócio

Fazer com que as empresas que se identifiquem com a marca e o posicionamento do seu negócio é uma maneira de trazer clientes apaixonados e com a possibilidade de se tornarem fiéis ao seu produto ao ponto de defendê-los.

“Agora, como possibilitar que tudo isso seja real?”

 

 Traga dicas e informe seu público

Você precisa entender o problema enfrentado por seu público para trazer soluções que curam as dores do seu usuário. Uma maneira de ajudá-los é por meio de dicas e guias sobre determinados assuntos que resolvam problemas.


O informe e o traga novidades

Traga conteúdo ao seu público, o mantenha por dentro de todas as novidades do mercado e que sejam consideráveis no seu setor, inspire seu público com novas perspectivas. Essa é uma maneira de se destacar com excelência da concorrência e gerar leads.


Traga cases de sucesso

Sua persona ideal busca por inovação e representatividade, traga cases de sucesso de outros clientes que já utilizaram ou usam dos seus serviços e como foi benéfico para o negócio deles, mostrar resultados e feedbacks positivos é uma forma de manter possíveis clientes interessados no seu produto ou serviço.

“Como consigo manter o meu conteúdo no foco dos meus clientes?”


 Conteúdo de qualidade e atualizado

 Ofereça conteúdos de qualidade e que estão em tendência. Atente-se a oferecer assuntos que estão em alta e mantenha seu público informado para que passem a usar do seu site ou redes sociais como referência.


Conteúdos que podem ser compartilhados

Alcançar o marco que seu cliente reposta e compartilha com outras pessoas o que foi gerado por você é uma grande conquista, sempre leve em conta a persona nas produções e dessa forma. É possível que ainda mais pessoas visualizem seu conteúdo e dentro dela, espectadores que são potenciais consumidores.

  

Hora de começar: coloque em prática as estratégias de marketing B2B

Você já conheceu as estratégias certas e como alavancar o seu negócio com elas, entendeu a diferença entre os conceitos B2B e B2C.  Não deixe que o conhecimento caia em esquecimento ou fique no papel, aplique elas em prática ou converse com a equipe a respeito.