Imagem capa - Você foca sua atenção na experiência que seu público terá com o seu serviço? por Camila Farani
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Você foca sua atenção na experiência que seu público terá com o seu serviço?

A experiência do cliente é um processo no qual envolve uma trajetória, composta por um antes, durante e depois. Que se caracteriza como a jornada de compra do cliente, e essa não pode ser deixada de lado e precisa ser continuamente melhorada. Para isso é de extrema importância proporcionar ao cliente uma boa experiência para que volte a comprar novamente e você precisa proporciona-la para seu público.


Essa experiência é um processo e está presente tanto no modelo físico ou digital e que representa como ocorrem todas as sensações sejam boas ou ruins para o seu cliente quando relacionado ao seu produto ou serviço.


Acima disso, que o seu público leve uma avaliação positiva do seu produto para as outras pessoas. Tornar o seu cliente não apenas um usuário da sua marca, mas que o seu público atinja o que eles procuram e se tornem admiradores do seu negócio ao ponto de indica-lo para outras pessoas e traga um retorno positivo para a empresa com a chance de um cliente trazer novos clientes.


Então vem a dúvida que você deve se questionar, seus clientes promovem seu negócio e o compartilham com outras pessoas ou são detratores que espalham críticas sobre o produto e não o recomendam para ninguém?


Trazer o que seu cliente busca é de extrema importância para que dessa forma você entenda se o seu cliente se sente satisfeito e busca pelos produtos da sua marca. Além de ser uma maneira de tornar o seu cliente, além disso, e sim ser um dos promotores do seu serviço, que o indique para novas pessoas e traga novos consumidores.


Pensando sobre isso, se o seu público é composto por clientes satisfeitos e que distribuem uma boa divulgação da sua marca dessa maneira, resultando com que novas pessoas acreditem no propósito do seu produto ou serviço de maneira orgânica. Continue a sua estratégia e a impulsione, pois, está no caminho certo do sucesso.


Mas reflita, caso seus clientes não divulguem informações a respeito do seu produto, não o recomendam para amigos, familiares ou pessoas próximas, e ainda maldigam do seu produto com uma visão negativa, está na hora de mudar a sua estratégia e abordagem, seja na forma de se comportar com o cliente ou em como oferece o seu produto ou serviço e se torna amigo do consumidor.


Por fim por outro lado, para os clientes “neutros” que apreciam sua marca, porém nunca a divulgam para outras pessoas, é extremamente importante que você reveja e trace novas estratégias onde será possível melhorar seu relacionamento com esse público de modo a torna-los promotores do seu produto ou negócio.


Tenho o prazer de falar com vocês sobre minha participação voltado nesse tema: do processo de empreender e gerir um negócio  sendo dono de um pequeno empreendimento, em parceria com a  Ação Inovadora que faz parte do GazzConecta e com a Gazeta do Povo com o objetivo de ajudar os PMEs, donos de pequenas e médias empresas a atravessarem a crise com conteúdos práticos e cases de sucesso relacionados ao empreendedorismo.


A partir dos conteúdos que são de grande importância para quem já possui um negócio ou pretende abrir durante os próximos meses para que possam entender mais sobre o processo da experiência do cliente e cada vez alavancar as vendas e continuar com o melhor gerenciamento possível para o seu negócio.