Imagem capa - O que é um DRE e como ele pode ajudar seu negócio? por Camila Farani
GestãoEmpreendedorismo

O que é um DRE e como ele pode ajudar seu negócio?

Sempre que falamos em relatórios contábeis, a DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) merece destaque como um dos mais importantes relatórios emitidos pelos contadores.


É um material primário para empresas, de pequeno, médio ou grande porte, visualizarem a saúde do seu negócio.


Por meio desse documento, os gestores podem identificar lacunas operacionais que carecem de desenvolvimento e melhoria, avaliando a capacidade da empresa de gerar lucro para que, se necessário, tomem decisões que mudem o modelo operacional da organização.


A definição do que é uma DRE


DRE, ou Demonstração de Resultado do Exercício, é um documento contábil que detalha a formação do lucro líquido de uma empresa no ano.


Esta síntese oferece um relatório econômico completo das atividades operacionais ou não operacionais de uma empresa. Mas, principalmente, demonstra se há lucro ou prejuízo no período.


Por lei (nº 6.404, de dezembro de 1976), todas as empresas brasileiras, exceto a MEI - Pequeno empresário - são obrigadas a emitir o relatório anualmente.


Geralmente, o DRE é elaborado em conjunto com o Balanço Patrimonial e deve sempre passar pela assinatura de um profissional da contabilidade homologado pelo CRC - Conselho Regional de Contabilidade.


Mas essa demonstração tem uma importância que vai além da obrigação legal. Além de atender às exigências tributárias e contábeis, esse controle serve de suporte para a tomada de decisões e análise de desempenho de qualquer organização.


Qual é o objetivo deste relatório?


O DRE visa apresentar a composição do resultado líquido em um determinado período, legalmente, de 1 ano, mas que a título de análise pode ter períodos de recorrência menores.


Para a Receita Federal, o documento é a síntese utilizada pelo governo para verificar se os cálculos tributários foram realizados corretamente e, normalmente, a declaração deve ser apresentada anualmente.


Para a organização, como benefício direto, o DRE acaba funcionando como uma ferramenta contábil. Contribui para a verificação da saúde financeira de uma organização, mostrando qual o resultado da empresa em lucros ou perdas.


Com esse controle, existe uma ferramenta que resume o controle financeiro e ajuda os gestores a ter uma perspectiva real das decisões tomadas no último ano. Portanto, fica mais fácil definir estratégias administrativas para o negócio.


Os KPIs gerados pelo DRE permitem uma avaliação do desempenho geral da empresa, bem como a análise da eficiência dos gestores no cumprimento de metas positivas em suas áreas.


Para empresas que buscam investimentos, como startups, o DRE é uma das chaves para a captação de recursos.


Bancos, Fundos de Investimento e Analistas de Crédito podem solicitar este relatório como parte do estudo para a liberação e aplicação de dinheiro.


A importância da DRE na Gestão Contábil


O DRE é um dos principais relatórios contábeis da gestão de tesouraria, junto com a Demonstração do Fluxo de Caixa e o Balanço Patrimonial.


Com este relatório, a empresa pode medir seu potencial de geração de lucros para, quando necessário, ajustar a eficiência do negócio.


É um relatório muito completo que pode fornecer vários KPIs. Com DRE é possível estabelecer indicadores de:


Faturamento bruto;

Ticket Médio;

Resultado líquido;

Despesas Tributárias;

Custos de infraestrutura;

Ebitda.


Conclusão


A realização de uma análise recorrente de DRE é essencial para visualizar a saúde financeira da sua empresa.


Assim, é mais simples diagnosticar a origem da despesa ou gargalos no desempenho de vendas, por exemplo.


É mais fácil também identificar pontos que merecem maior alocação de recursos financeiros - seja, por exemplo, para melhorar os produtos comercializados, ou no desenvolvimento e construção da marca.


Uma boa assessoria contábil realiza os cálculos com precisão, listando todos os itens previstos em lei para a elaboração de um DRE.


Além disso, trará aspectos relevantes para o seu negócio, que contribuirão profundamente nas estratégias de crescimento, na aptidão de recursos.