Imagem capa - Como os CEOs lideram uma transformação por Camila Farani
EstadãoGestãoEmpreendedorismo FemininoEmpreendedorismo

Como os CEOs lideram uma transformação

Muitos negócios estão passando, por mudanças drásticas em seus processos para poder continuar no mercado depois do impacto da pandemia na economia mundial, entretanto será que os CEOs e até mesmo você, estão preparados para essa mudança?


Hoje, existem 4 itens fundamentais para que qualquer CEO conduza sua equipe durante esse período que estamos vivendo no mercado. São elas:


1 - Transmita o significado da mudança


Este é um dos passos mais importantes para que uma transformação dentro da empresa seja possível, comunicar a todos o real significado dessa mudança, cabe a você, o CEO, executar da gerência até a equipe operacional. Contar notícias nem sempre tão agradáveis pode ser difícil, porém existem algumas maneiras de se fazer isso de uma forma mais efetiva e tranquila, por exemplo, através de histórias. Os contos são uma grande ferramenta para esse tipo de situação, já que possuem elementos emocionais e lúdicos o que gera grande conexão aos ouvintes, os funcionários da empresa.


É importante que quando você for falar com seu time sobre as mudanças que estão para acontecer em seu negócio, procure fazer isso por meio de uma história, sempre usando uma abordagem muito mais pessoal e mais horizontal, já que a identificação com o objetivo é muito mais positiva do que apenas um comunicado de cima para baixo.


2 - Seja o exemplo para o seu time


Quando se é um líder a sua equipe é o seu reflexo, muitos CEOs não gostam desse tipo de afirmação, entretanto a verdade é que você é a referência para grande parte das pessoas que trabalham contigo, pelos mais diversos motivos, e a imagem que eles têm de você pode ser determinante para o sucesso ou o fracasso da mudança que precisa ser realizada no seu negócio.


Mahatma Gandhi dizia que “você deve ser a mudança que quer no mundo”, isso vai de encontro com o que precisa ser feito se quiser que as pessoas se engajem com a missão que está sendo apresentada. É óbvio que cada pessoa tem seu tempo para evoluir, porém cabe ao CEO criar um ambiente onde todos possam discutir sobre seus desafios pessoais e profissionais que estão diretamente ligados ao processo pelo qual a empresa está passando.


3 - Forme uma equipe forte e comprometida


Não ter uma equipe preparada fica praticamente impossível ter sucesso em qualquer tipo de ação, ainda mais se essas mudanças forem realmente significativas para o negócio, mas para isso é necessário fazer uma análise de cada um dos membros da sua equipe, para poder identificar se todos eles realmente são as pessoas certas para estarem ao seu lado durante esse processo.


Nesse momento, é normal que algumas pessoas se mostrem pouco preparados para enfrentar um processo de mudança e assim você terá que tomar decisões difíceis para formar o time ideal. No entanto, antes de tomar qualquer decisão você precisa analisar se fez tudo o que deveria, para extrair o máximo de cada membro da sua equipe.


Após formar sua equipe, você também irá precisar dar tempo à eles, para que todos se acostumem aos novos desafios, independente de qualquer atributo que cada membro do seu time possua. Assim, todos podem se conhecer e alinhar expectativas e visões sobre os desafios que vão enfrentar desse momento em diante.


4 - Coloque a mão na massa


Se realmente quer que as coisas funcionem, você terá que partir para a ação, não somente na parte estratégica, mas em questões operacionais também. Esse tipo de comportamento ajuda a transmitir à equipe que você realmente está comprometido em fazer o que for preciso para alcançar os objetivos que foram definidos para a empresa, é importante ter e dar responsabilidades aos líderes da empresa, para que eles também se mantenham focados ao longo do processo


Desafios como este são grandes para muitos CEOs, mas se você realmente quer passar pelo cenário atual com um negócio ainda mais forte terá que fazer mudanças, para seguir em frente.