Imagem capa - Cultura e Valor – A receita de uma equipe de Alto desempenho por Camila Farani
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Cultura e Valor – A receita de uma equipe de Alto desempenho

A razão de equipes atingirem um alto desempenho, certamente é uma forte cultura da empresa, inúmeras empresas de diferentes categorias apresentam isso. A grande cultura é o que permite que equipes de pessoas desafiem as probabilidades e alcancem o notável. Permite com que as empresas cresçam e escalem com muito menos custos de coordenação.   Quando se cria um empresa, sabemos que a cultura é algo importante, portanto nem sempre estamos claro o que isso pode significar e por onde começar, mas a boa notícia é que nunca é tarde demais para começar a pensar na cultura e nos valores da empresa. Para implantar cultura e valores em sua empresa 4 passos são relevantes, eles são:


1º - Encontre os valores da sua empresa


Na sua estrutura a cultura da empresa é movida por valores, mas como encontrar os valores da empresa? Você pode começar reunindo um pequeno grupo de funcionários-chaves de diferentes departamentos, incluindo todos os fundadores, mas caso você seja uma startup em estágio inicial, essa reunião pode ser com a empresa inteira, porém se você é uma organização maior, precisa ser mais atencioso. Os indivíduos na sala devem ser os portadores culturais da sua organização, indivíduos estes que representam os valores que deseja criar.


2º - Envie seus valores 


Seus valores culturais são o tecido conjuntivo entre sua empresa e o mundo. Para torná-los reais você deve “enviá-los”  como um produto. Envie-os para seus funcionário e clientes. Ter seus valores visíveis facilitará a aceitação por sua equipe. Dedique também um tempo para exibir com destaque seus valores em espaços de reunião, decks de apresentações, descrições de cargos, sites, materiais de marketing e assim por diante.


3º Programe sua Cultura


Cultura é o que você faz quando os outros não estão vendo. Cultura é caráter. A maneira mais eficaz de difundir, aprofundar e manter seus valores, mesmo quando sua empresa cresce é por meio de rituais que apoiam diretamente seus valores. Os rituais são onde, de fato, a cultura deve ser mostrada, pois se as pessoas não estão ouvindo, vendo ou sentindo a cultura, será difícil vivê-la.


As culturas mais fortes geralmente se distinguem por meio de pequenos, mas poderosos conjuntos de rituais únicos. Observe eventos ou atividades que acontecem na sua empresa, rituais que ocorrem naturalmente e apóiam seus valores e amplie-os.


Alguns rituais podem ser:

- Implementação de um programa de reconhecimento orientado a valor ponto a ponto para seus funcionários.

- Oferecer aos funcionários a chance de contar suas próprias histórias de valor nas reuniões da equipe.

- Observar como os funcionários estão comunicando sua marca e valores.


4º Medir e iterar


Se você não pode medir, não pode gerenciar. Sempre acompanhe a cultura da empresa da mesma maneira que acompanharia a satisfação e a experiência de seus clientes.


A melhor maneira de fazer isso é por meio de uma pesquisa trimestral e anônima, você pode utilizar formulários do Google ou alguma outra ferramenta simples. Acompanhe os dados longitudinalmente. Quando você observa uma tendência negativa, é responsabilidade de alguém reverter essa tendência.


Outra maneira simples e testada de solicitar feedback é disponibilizar o CEO para almoços mensais com diferentes companheiros de equipe. A programação mensal é normalmente fácil, agradável e com um bom tempo gasto.


A razão pela qual você investe em cultura é construir uma empresa de sucesso a longo prazo. Lembre-se de que certos aspectos ou valores culturais que permitiram o sucesso precoce podem inibir o sucesso a longo prazo. O sucesso ampliará a cultura da sua empresa; portanto, quanto mais cedo você estabelecer a base certa, melhor será. 


Empresas altamente bem-sucedidas com boas culturas podem evoluir para grandes empresas, enquanto empresas altamente bem-sucedidas com más culturas se tornam tóxicas. Revise constantemente o alinhamento entre seus valores culturais e o que é necessário para tornar a sua empresa bem-sucedida hoje e no futuro.