Imagem capa - Os segredos das empresas de sucesso do Vale do Silício por Camila Farani
TecnologiaInovaçãoInvestimentoEmpreendedorismo

Os segredos das empresas de sucesso do Vale do Silício


Atualmente o Vale do Silício é sinônimo de inovação. A região da Califórnia, é referência quando se fala em tecnologia, isso porque empresas como Google e Facebook estão instaladas no local. Além disso, existem várias razões para que empreendedores tenham o sonho de criar um negócio na região, uma delas, é que o Vale do Silício recebe investimentos de vários países, fomentando o empreendedorismo e a inovação.


Mas para realmente entender, porque o Vale do Silício tem tantas empresas de sucesso, é preciso voltar a algumas décadas atrás. Nos anos 70 e 80, aconteceu o boom tecnológico da época. A partir de então,  em pouco tempo, essa porção ao sul da baía de São Francisco, começou a abrigar tantas empresas de informática e alta tecnologia, que não demorou muito para o local ganhar o apelido de “Vale do Silício”, assim que as primeiras empresas — tendo o silício como matéria-prima fundamental para a produção de processadores e chips — se instalaram por ali.


Desde então, a região se tornou sinônimo da indústria americana de tecnologia digital. Hoje, após muitos outros avanços, ele continua como um pólo de tecnologia de ponta, sendo alvo de um forte ecossistema de startups — atraindo, aproximadamente, 43% do financiamento de capital de risco americano, tornando-se lar de dezenas de “unicórnios”, cujo valor de mercado é igual ou acima de US$ 1 bilhão.


Se você empreendedor quer entender, porque o Vale do Silício é o paraíso de tantas empresas, e como possui tantas empresas de sucesso, veja quais são os fatores que o tornam único.


1-  Cooperação


Apesar da competitividade entre empresas de tecnologia, o clima no Vale do Silício não é de rivalidade. A principal razão do sucesso é o espírito de cooperação que existe entre os empreendedores. Afinal, é comum que muitos fundadores de empresas locais tenham estudado juntos por exemplo. Dessa maneira, a lealdade pessoal sobressai sobre a corporativa, fortalecendo as relações e o desenvolvimento da comunidade em si.


2- Diversidade


A alguns anos entendi que a diversidade é, e sempre vai ser, um fator crucial para o progresso de uma empresa. Visões diferentes, se completam e geram resultados incríveis. O Vale do Silício também entendeu isso a muito tempo, e investiu na sua diversidade cultural. Entre 1995-2005, mais da metade de suas startups foram fundadas por imigrantes. Assim, o vale atrai os melhores engenheiros de todo o mundo, especialmente  Índia e China, contribuindo para a inovação. 


3- Universidades de qualidade


Em uma posição geográfica acidentalmente estratégica, o Vale está localizado próximo a diversas universidades de excelência. Por isso, muitos fundadores de empresas se formaram na Universidade de Stanford e na Universidade da Califórnia em Berkeley.


4- Empresas Únicas


Com certeza você já ouvir falar das empresas presentes no Vale do Silício, gigantes da tecnologia, e grandes aliadas no nosso dia a dia, as empresas mais conhecidas do Vale do Silício são Apple, Facebook, Google e Netflix. Mas além dessas, no local  também nasceram a Tesla, Twitter, Yahoo! e eBay. Outras empresas incluem Adobe, Intuit e Zynga. Só os gigantes do mercado! 


5- Mentalidade inovadora


Ao observar essas marcas, logo de cara é possível notar uma característica que se destaca: Uma disruptura nos produtos existentes. A mentalidade inovadora do Vale do Silício explica por que tantas empresas de sucesso nasceram lá.


Uma ideia normalmente tida como louca no mundo dos negócios, sempre será avaliada e discutida no Vale. A diversidade e a propensão a testar o novo é algo que as empresas cultivam na região, resultando em pouca resistência a inovações.


Revoluções absurdas surgiram dessas discussões, por exemplo o serviço de hospedagem Airbnb mudou o modo de se hospedar no mundo, sendo uma alternativa mais barata, e até mesmo confortável, em relação aos hotéis.A mesma coisa aconteceu com o Uber, que alterou a dinâmica do serviço de táxis nas cidades. Esses são apenas dois nomes, de um leque repleto de empresas fruto da mentalidade inovadora presente no Vale do Silício.


Mesmo para quem ainda não chegou lá, o Vale do Silício inspira empreendedores do mundo todo, gerando impacto e motivação para ideias que fujam da normalidade. A ousadia pode trazer resultados extraordinários. Por isso saiba fazer a diferença. Se você gostou desse artigo, comenta aqui embaixo qual empresa do Vale do Silício mais te inspira a evoluir!