Imagem capa - A análise de dados vai revolucionar o mercado! por Camila Farani
TecnologiaInovaçãoEmpreendedorismo

A análise de dados vai revolucionar o mercado!

Hoje em dia não se faz mais negócios baseados no “achismo”. A revolução tecnológica trouxe para o business muito mais assertividade. Assim, através dos dados é possível interagir muito mais com clientes, fornecedores, segurança e até mesmo funcionários. No entanto, em meio a tantas possibilidades, 73% dos dados coletados acabam não sendo aproveitados, e apenas 27% dos dados analisados, não possuem garantia de insights de qualidade. 


Como dizem: os dados são a moeda da vez. Por isso, reuni alguns tópicos sobre como os dados podem revolucionar a sua empresa. 


1- Jornada do cliente


Através dos dados, é possível identificar quais são as dores e problemas do seu público. A partir disso, o desenvolvimento de produtos ou serviços se torna muito mais assertivo, mas vale lembrar que sem Job To Be Done, dados são apenas dados. 


Outro benefício, é que a análise de dados pode descobrir oportunidades de inovação no seu setor. O ideal é que você se concentre nas análises online e nos comentários dos clientes para identificar o que sua empresa precisa melhorar. 


Quanto maior a qualidade dos dados que você pode coletar, mais fácil será entender o cliente típico e atender às suas necessidades.


2 - Cibersegurança


Se engana, quem pensa que no Brasil, as ameaças cibernéticas são uma realidade distante. Atualmente, a cibersegurança se tornou uma realidade mundial, impactando até mesmo nos investimentos, assim os investidores priorizam empresas que tenham bons programas de segurança digital. 


Felizmente, a construção de uma postura forte de segurança cibernética pode ser apoiada por excelentes práticas de análise de dados. Mais importante ainda, você precisa avaliar a eficácia das diferentes estratégias de segurança cibernética na proteção de seus dados e no ROI projetado. Dessa forma é possível manter sua empresa protegida e longe de crises.


3 - Gerenciamento de talentos


A tecnologia é a responsável por muitos avanços, no entanto o capital humano deve ser a principal preocupação de uma empresa. Por isso, a análise de dados contribui para a atração e retenção de talentos, afinal, é mais caro atrair talentos do que manter os funcionários atuais. Principalmente se você estiver procurando talentos de qualidade, os dados podem te ajudar a encontrar o match perfeito entre as expectativas do cargo, valores da empresa e o perfil comportamental do candidato.


Por exemplo, oferecer um ótimo equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode ajudar a reter a geração do milênio que anseia por construir uma vida fora do local de trabalho. Conforme o grupo de funcionários da Geração Z entra no local de trabalho, entender os dados sobre o que os move pode ser fundamental. 


Além disso, analisando diferentes dados demográficos dos funcionários, é possível refinar as estratégias de recompensa e engajamento dos funcionários para repercutir na força de trabalho.


4 - Vantagem competitiva de mercado


A guerra de preços pode acontecer rapidamente no mundo dos negócios. Os dados te ajudam a permanecer relevante e construir uma vantagem competitiva estratégica. Dessa forma, é possível analisar detalhes como: quem sua concorrência visa, quem eles não são e como ser mais esperto que eles. Além disso, com ênfase suficiente nos dados, você pode identificar lacunas no mercado atual e dar origem a inovações disruptivas. 


Quanto mais você entender sua concorrência, cada vez mais suas estratégias de dominação de mercado, se tornarão melhores e mais eficientes.


5 - Gerenciamento Lean


A gestão é um ponto muito importante na jornada do cliente. Por exemplo, ter longos prazos de entrega pode deixar os clientes bastante impacientes. Além disso, resulta em despesas desnecessárias durante períodos de recursos limitados.


A gestão de recursos é um pilar muito importante, por isso, a análise de dados ajuda a identificar gastos desnecessárias no seu negócio. Lembre-se de que o gerenciamento lean não é um investimento único e você precisará atualizar continuamente suas práticas para eliminar o desperdício. 


O gerenciamento enxuto pode ser uma solução para reduzir os preços dos produtos sem sacrificar a lucratividade .


Graças a uma abordagem baseada em dados, você pode aumentar suas vendas . 


Percebeu como os dados estão em quase todos os lugares? 


Empresas como Facebook, Google ou Amazon estão entre as empresas mais bem-sucedidas e valiosas do mundo. Você sabe por quê?  Porque possuem uma quantidade e qualidade de dados tremendas. 


Se você deseja expandir os seus negócios a análise de dados é o caminho!