Imagem capa - 5 Lições que você precisa aprender com a Buffer  por Camila Farani
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5 Lições que você precisa aprender com a Buffer

Em apenas cinco anos, a Buffer ultrapassou muitas marcas. Contando com 3 milhões de usuários registrados, mais de 90 membros da equipe e, recentemente US $ 10 milhões em receita recorrente anual (ARR). Ao longo dessa jornada, é possível destacar diversos pontos que tornaram a empresa uma das maiores no seu setor. 


Sempre focados na inovação, dados e pesquisa de clientes, a empresa é referência em desenvolvimento. Dá uma olhada nos pilares responsáveis pelo sucesso da Buffer:


1. Evite se distrair com os dados muito cedo


Vivemos em uma época em que os dados estão ao nosso redor o tempo todo. Nos negócios essa é uma tendência que veio para ficar, no entanto a Buffer aponta que em alguns casos, isso pode ser uma grande perda de tempo, especialmente no início do desenvolvimento.


“A maioria das startups em estágio inicial não terá clientes suficientes para confiar em dados quantitativos. Você precisa adquirir centenas de clientes todos os meses (de preferência milhares) para ter dados suficientes para suportar testes A / B, etc. ” - Hiten Shah, cofundador da CrazyEgg, KISSmetrics e QuickSprout


2. Faça estas cinco perguntas para aprender melhor com os clientes


“Você precisa aprender como os clientes se comportam e do que eles precisam. Em outras palavras, concentre-se no problema deles, não na solução sugerida. ”

- Cindy Alvarez

Como falei acima, para começar a analisar dados, é preciso ter uma boa amostra de clientes. Mas para isso, é preciso conhecer quem são esses possíveis compradores, por isso de acordo com o livro Desenvolvimento Lean do Cliente, existem 5 perguntas essenciais que você deve fazer: 


1- Me conta sobre como você está hoje….

2- Você usa [ferramentas / produtos / aplicativos / truques] para ajudá-lo?

3- Se você pudesse agitar uma varinha mágica e ser capaz de fazer qualquer coisa que não pode fazer hoje, o que seria? Não se preocupe se isso é possível, escolha qualquer coisa.

4- Da última vez que você ___________, o que estava fazendo antes de começar? Quando terminou, o que você fez depois?

5- Há mais alguma coisa sobre _________ que eu deveria ter perguntado?

De acordo com declarações da Buffer, eles afirmam usar essas 5 perguntas diariamente para ter certeza de que estão aprendendo informações valiosas dos clientes.


3. Busque conselhos conflitantes 


A diversidade de visões de mundo e opiniões, é uma das coisas que eu mais aprecio no mundo dos investimentos. Para a Buffer essa também foi uma lição importante, afinal não ampliar seus horizontes pode ser contraproducente para construir um negócio autêntico.


Um empreendedor toma decisões importantes diariamente, por isso contar com outros pontos de vista é crucial. Para cada decisão, fale com alguém que tenha uma opinião e, em seguida, procure imediatamente a opinião de outra pessoa onde você sabe que ela pode pensar de forma diferente. Você vai se surpreender com as diferentes perspectivas e as idéias que podem surgir.


4. Experimente alterar seus preços sempre que você agregar valor


É comum que com o passar do tempo, o empreendedor se esqueça do valor que seus produtos agregam para as pessoas. Portanto, qualquer melhoria feita no seu produto ou serviço, não é apenas um update, e sim a atualização do valor que seu produto gera. Assim, não hesite em alterar valores, mas realize essa mudança levando em consideração o momento do mercado. 


5. Comece a melhorar seus pontos fortes e pare de trabalhar em seus pontos fracos

Esse é um dos pontos polêmicos citados pelo CEO da Buffer. Ele acredita que abraçar seus pontos fortes permite mais impulso para a frente e pode liberá-lo para se mover muito mais.


É possível que na sua cabeça essa estratégia não faça sentido, mas saiba que de qualquer forma os pontos fracos sempre vão existir, todos temos, no entanto, investir nos seus pontos fortes é o que te destaca!


Procure identificar os pontos fortes da sua empresa de uma forma clara e depois certifique-se de que as pessoas enxergam eles também. Essa comunicação clara com os seus clientes é fundamental.


 Alguma desses tópicos te surpreende ou se destaca? Se assim como eu, você concorda que essas e outras características são capazes de levar uma empresa ao sucesso me conta aqui nos comentários!