Imagem capa - Seja o espelho do seu negócio por Camila Farani
Empreendedorismo

Seja o espelho do seu negócio

A cada dia que passa a arte de liderar pessoas mostra que ser visto como exemplo para os seus liderados não têm nenhuma relação com a hierarquia.

Afinal, não é raro encontrar pessoas com perfil de liderança nítido em posições hierarquicamente inferiores, mas que exercem grande influência sobre as pessoas ao seu redor.

Por isso eu trouxe 5 dicas que vão te ajudar a liderar seus funcionários pelo exemplo das suas atitudes, e não apenas pelo seu cargo.


1 – Cuide-se e cuide da sua equipe

Todo líder quer ter uma equipe altamente engajada com seus projetos, mas é preciso incentivar as pessoas ao seu lado a buscarem um equilíbrio entre o trabalho e a saúde física e mental.

Para que isso aconteça, o ideal é que você incentive seus funcionários a sair da empresa de vez em quando, praticar exercícios e alternativas para que todos tenham uma vida mais equilibrada.


2 – Ouça sua equipe

Se você não dá ouvidos ao que seus funcionários têm a dizer, você está simplesmente desperdiçando toda a experiência que eles têm no dia a dia do negócio.

E isso também prejudica o engajamento do time, já que com esse comportamento você não cria um ambiente de pertencimento maior na sua empresa.

Por isso é importante manter o diálogo com quem trabalha com você, perguntando e ouvindo o que eles têm a dizer.


3 – Aceite os erros, de verdade

É muito comum encontrar líderes com discursos que dizem que são os erros que fazem a empresa evoluir, mas na prática, são poucos os casos de empresas que realmente analisam erros e fracassos com o objetivo de aprender e evoluir.

E isso cria uma cultura de “medo de errar” que acaba atrapalhando muito a evolução do negócio, além de minar a contribuição da equipe, que vai expor cada vez menos suas ideias.

Nesse caso, a melhor solução é criar um ambiente onde os erros sejam até mesmo incentivados, desde que em situações controladas e experimentais.

Isso vai permitir que as pessoas à sua volta se sintam mais confortáveis para expor suas ideias.


4 – Suje as mãos

Aquela figura do chefe que apenas dá ordens não tem mais espaço no mundo dos negócios atual.

Então, se você quer ser visto como um líder, e não apenas como um chefe a moda antiga, você precisa colocar a mão na massa.

Há algum tempo eu presenciei uma cena que retrata muito bem essa ideia de liderança quando fui almoçar em um restaurante em Belo Horizonte.

Como cheguei cedo ao local peguei a equipe ainda retirando o café da manhã, e percebi que o maitre da casa estava junto com a sua equipe limpando as mesas.

E como essa imagem me chamou a atenção perguntei a ele porque ele fazia aquilo, e ele respondeu dizendo que assim contagiava as pessoas que trabalhavam com ele, principalmente quando percebia que seus colegas não estavam muito animados.

Esse é o melhor exemplo de uma pessoa que lidera pelo exemplo, e não apenas pelo cargo que ocupa.


5 – Assuma a responsabilidade

Líderes assumem a responsabilidade pelos erros de suas equipes, e dão o crédito a elas quando os objetivos são atingidos.

Porque se você direciona todas as críticas e questionamentos à sua equipe, ela se sente exposta e pouco confiante para continuar o trabalho.

E quando eu digo isso, não estou dizendo que você tem que passar a mão na cabeça dos seus funcionários sempre, mas existem momentos e locais certos para cobrar o que precisa ser cobrado.

Por exemplo, durante uma apresentação de resultados que traga números ruins, você como líder assume para si toda a responsabilidade, e depois transmite todas as considerações para o seu time em uma reunião exclusiva.

Esse tipo de postura vai fazer com que os próprios funcionários repitam esse tipo de atitude, assumindo suas responsabilidades em vez de ficar buscando transferi-las para terceiros.

Ser uma pessoa que lidera pelo exemplo não é uma tarefa simples, já que rompe com dogmas estabelecidos há muito tempo, mas é a única maneira de criar uma relação de confiança real com as pessoas que fazem a sua empresa funcionar.

Resta saber se você está pronto para mudar de postura e se tornar o exemplo que seus funcionários querem seguir.

Fonte: Entrepreneur
Imagem: Giox