Imagem capa - A crise chegou! E você precisa saber como manter sua equipe motivada: por Camila Farani
Empreendedorismo

A crise chegou! E você precisa saber como manter sua equipe motivada:

Manter equipes motivadas em momentos delicados como o que estamos vivendo é um desafio para os líderes, independente do tamanho da empresa e do seu segmento.

Mas são tantas variáveis que precisam ser avaliadas nesse cenário que muitas vezes você acaba deixando as pessoas que trabalham na sua empresa de lado, e isso pode acabar com uma excelente equipe que você levou anos para construir.

Por isso hoje eu quero compartilhar com você algumas dicas do que fazer para manter a sua equipe motivada mesmo durante a crise.


Antes De Qualquer Coisa Domine Suas Emoções

O seu estado de espírito tem influência direta na forma como os seus funcionários veem você, principalmente nos dias em que você não está bem.

E você não precisa tentar parecer o super-herói durante todo o tempo, principalmente quando as coisas não vão bem por qualquer motivo. Mas é essencial estar – e principalmente – parecer bem sempre que tem que se dirigir a sua equipe. Lembre-se que você transmite a energia que carrega para todos à sua volta.

Ou seja, se você estiver preocupado, ansioso, irritado ou com outro sentimento negativo aflorado, toda a sua equipe vai perceber, e provavelmente absorver essas mesmas energias. Por isso, é fundamental que você tire alguns minutos do seu dia, de preferência pela manhã, e entenda o que está sentindo. Assim você pode lidar com esses sentimentos e conseguir transmitir energias positivas para todo o seu time.


Mostre Que Se Importa Com Eles

Momentos difíceis normalmente demandam esforços que vão além do que o que as pessoas da sua equipe estão acostumadas, como abraçar outras funções ou estender a jornada de trabalho. E desde que eu comecei a minha jornada de empreendedora percebi que a maioria das pessoas não se importam em fazer alguns sacrifícios pela empresa onde trabalham.

O que muitas vezes afasta as pessoas é perceber que o líder só se preocupa com a entrega do projeto, com o prazo ou com os custos, e deixam quem realiza todas essas tarefas de lado. Só que quando você tem esse tipo de postura desperta nas pessoas da sua equipe o sentimento de “se você não se preocupa comigo, porque eu vou me dedicar por você?”.

E quando isso acontece com uma equipe as chances de que esse time acabe se desfazendo aos poucos é muito grande.

Então, reúna sua equipe por alguns minutos, e reconheça a importância de cada um pelos resultados da sua empresa. Deixe claro para todos que sabe dos sacrifícios que todos fazem para cumprir suas tarefas. E sempre que surgir um novo projeto que exija mais dedicação de todos, mostre a eles que entende e reconhece.Você vai sentir na pele os resultados que essa postura pode gerar em todos os aspectos.


Utilize metas de curto prazo, e menores

Quando as coisas ficam difíceis é comum notar desânimo em alguns membros da sua equipe, quando percebem que os objetivos para o ano ficaram difíceis de serem alcançados. Para evitar, ou minimizar esse sentimento, você pode desdobrar as metas da empresa em metas menores, que por consequência são percebidas pelos funcionários como metas mais possíveis de serem alcançadas.

Assim você apresenta os desafios da empresa de uma maneira muito mais amigável, e o animo das pessoas pode se renovar.


Converse com seus liderados

Você não precisa se esforçar muito para perceber no rosto daquelas pessoas que trabalham com você que elas estão preocupadas, ansiosas e com medo do futuro. E conversar com o grupo é importante, mas estar mais próximos de cada indivíduo é crucial para manter uma equipe motivada durante períodos de crise.

Porque além das preocupações ligadas ao trabalho, existem muitas outras situações que cada um dos seus funcionários está vivenciando neste exato momento.

É aqui que você deixa claro para o seu colaborador que ele pode te procurar para conversar sobre o que está causando tanta preocupação. Mas nessa hora é importante deixar os protocolos de lado para fazer com que ele se sinta confortável para falar o que está sentindo sem medo de qualquer tipo de julgamento. Com certeza surgirão temas mais delicados, que terão de ser conduzidos com mais tato, mas na maioria das vezes, aquela pessoa só está precisando falar sobre o que está sentindo.

E quando ela consegue colocar isso pra fora, é nítida a impressão de que ela acabou de se livrar de um peso.


Dê autonomia para que eles façam o que precisa ser feito

Momentos de crise não ideais para você se apegar demais a processos e protocolos, por mais eficientes que eles tenham sido até então. Principalmente porque é nessa fase que você e toda a sua equipe vão precisar fazer as coisas de uma forma diferente, que atenda às necessidades do momento.

Por isso é tão importante que a sua equipe tenha autonomia para conduzir ou reorganizar as rotinas da empresa. E se você tem um perfil mais centralizador, é nessa hora que a sua capacidade de delegar será testada.

O que pode te ajudar nesse ponto é se lembrar que ao dar mais autonomia para sua equipe você está demonstrando que confia no trabalho deles, e essa confiança é retribuída com mais empenho e dedicação.

E isso pode ser determinante para a sobrevivência de muitos negócios em todo o Brasil.

Manter o ânimo da equipe não é uma tarefa das mais simples, principalmente no cenário que estamos vivendo, mas manter essas pessoas ao seu lado, prontas para fazer o que for preciso para gerar resultados para a sua empresa é essencial para o futuro de todos.