Governança corporativa deve ser levada a sério!

Camila

Farani

jan. 31, 2023

A governança corporativa alinhada ao ESG está relacionada às práticas que, dentre outras coisas, buscam fortalecer a cultura interna e garantir a responsabilidade das empresas, com a transparência sendo uma prioridade.

Fortalecer a governança corporativa deve ser palavra de ordem das empresas. O caso recente das Americanas nos mostra o quanto esse tema deve ser colocado no topo das prioridades para não termos surpresas. 


Isso significa criar um sistema interno no qual as organizações serão dirigidas, monitoradas e incentivadas - e isso vale para todos os stakeholders, desde sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.


Lembra do nosso papo sobre ESG (questões ambientais, sociais e governança)?

A governança corporativa alinhada ao ESG está relacionada às práticas que, dentre outras coisas, buscam fortalecer a cultura interna e garantir a responsabilidade das empresas, com a transparência sendo uma prioridade.


E quando o G da sigla ESG se torna prioridade dentro das empresas, não somente a sua reputação, mas também suas ações são valorizadas pelo mercado financeiro. E, claro, o oposto também é recíproco. 


Aposte no G do ESG para o seu negócio!


Boas práticas de governança corporativa são fundamentais para a assertividade da empresa. 


Segundo estudo desenvolvido pela Associação de Bancos do Estado do Rio de Janeiro (Aberje), um dos maiores riscos de governança corporativa para as empresas está na falta de comunicação (59%) e de clareza (50%) na comunicação com seus públicos de interesse (stakeholders). 


Ainda são vistos como riscos, a demora na divulgação de informações relevantes (37%), a falta de processos de monitoramento para evitar a divulgação de informações não públicas/ vazamentos (35%) e a falta de divulgação de prevenção, detecção e resposta de riscos de compliance (35%).


Ou seja, isso significa que a aposta no G do ESG é fundamental para o sucesso de um negócio. Pensando nesse contexto, e com o intuito de mudar o cenário atual de governança da maior parte das organizações nacionais, foque nas 5 etapas para implantar a governança na sua empresa:


1- Implante uma estrutura hierárquica
Tenha setores diversos com variadas expertises para implementar em seu negócio de forma eficiente;


2- Desenvolva a atuação do Conselho Administrativo
Os profissionais desse órgão serão fundamentais para fazer a ponte entre os interesses e desejos dos stakeholders e as boas práticas de governança;


3- Institua e atualize o código de conduta

Esta ferramenta servirá para garantir que todas as áreas de uma empresa atuem de acordo com as boas práticas de governança e compliance;


4- Priorize a transparência
Realizar a prestação de contas e transmitir relatórios de desempenho para seus stakeholders garante tranquilidade e confiança no investimento;


5- Realize auditorias periódicas

Aqui, os conceitos de accountability e transparência são validados quando implantamos periodicamente as auditorias internas e externas. Tudo em prol da visibilidade e comprovação dos números apresentados pelos indicadores de performance. 


Acompanhe mais sobre o assunto através das redes sociais: Instagram, Linkedin e Twitter.

Compartilhe este post nas suas redes sociais

Brazil at Silicon Valley 2024: reflexões sobre o impacto da IA
18 abr., 2024
Na sexta edição do Brazil at Silicon Valley, evento em que nós, brasileiros, fazemos questão de marcar território no epicentro mundial da tecnologia, a discussão foi elevada a um novo patamar.
Transforme complexidade em estratégia
12 abr., 2024
Muitos se perdem na névoa da complexidade, incapazes de discernir o caminho a seguir adiante do turbilhão de desafios empresariais que enfrentam diariamente nos negócios. Eu mergulhei profundamente na metodologia da McKinsey, um farol que promete não apenas iluminar esse caminho, mas traçá-lo com soluções estratégicas e eficazes.
mudança
10 abr., 2024
O imperativo da mudança estratégica.
tempo
05 abr., 2024
O segredo não contado para dominar seu tempo e transformar seu negócio.
O amanhecer de uma nova era em inteligência artificial não é apenas uma promessa; é uma realidade ma
01 abr., 2024
O amanhecer de uma nova era em inteligência artificial não é apenas uma promessa; é uma realidade materializada por um marco sem precedentes na interseção da tecnologia e da vida cotidiana.
negocios
29 mar., 2024
O domínio dos números e uma gestão financeira sólida são fundamentais para o sucesso e a sustentabilidade a longo prazo.
Mais Posts
Share by: